O meu neto é um sábio

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O meu neto é um sábio"
na nova versão do site.

JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

O meu neto é um sábio

Mensagem por JMET »

O meu neto é um sábio


Fixei extasiado a imagem de uma floresta de algas laminares, na revista da pesca. Que saudades eu tinha de ver as belas “correias” ondulando dentro de água. A revista trazia um excelente trabalho de investigação sobre as razões da diminuição e do quase desaparecimento dessas algas e as consequências devastadoras dessa ausência sobre a fauna piscícola marítima. Mas ia mais longe. E questionava o IPIMAR sobre as medidas que pensava tomar para uma eventual recuperação.

Nas páginas seguintes, e ainda fruto do diálogo com o IPIMAR, divulgava extractos de diversos estudos científicos sobre a costa portuguesa.

Mais adiante, a revista adiantava dados sobre a qualidade das águas interiores, a partir de estudos efectuados pelo Instituto da Água.

Depois, seguia-se a grande entrevista. Neste número, um dos directores técnicos do Ministério da Agricultura e Pescas falava sobre as questões relacionadas com a pesca desportiva em águas interiores, com realce para a política de concessões e a problemática das espécies exóticas, entre vários outros assuntos actuais.

Continuei a folhear a revista. E corri com o meu neto, que solicitava a minha atenção. “Volta mais daqui a bocadinho que o avô, agora, está ocupado a ler coisas importantes”.

Seguiam-se depoimentos: do presidente da Federação, analisando exaustivamente o último campeonato europeu realizado em Portugal; do director técnico nacional, também sobre o europeu; do presidente da câmara da zona da pista de pesca onde decorrera a prova; e um texto do atleta italiano que vencera a contenda, por sinal bastante elogioso para com as capacidades organizativas do nosso país.

Depois vinham as coisas menores, mas não menos interessantes. Uns artigos técnicos. Um estudo comparativo sobre carretos de surfcasting, com a eleição das melhores escolhas, em termos de qualidade-preço. A página da banda desenhada. A do melhor texto de ficção sobre a pesca, este mês fruto uma colaboração com uma escola de Ovar. Uma pequena entrevista ao pescador-figura-pública do mês (neste caso um actor muito conhecido). As páginas da colaboração dos leitores. Etc., etc.

Foi então que acordei…

Deixara-me dormir no sofá. Mas estranhamente não fora a ver televisão, que estava apagada. Afinal, tinha sido tudo um sonho. E reparei que tinha uma revista no colo. Era a revista da pesca (a real), aberta na página onde uma foto chamava a atenção para a insigne tarefa de cortar a preceito as lulas para iscar o anzol na pesca à corvina.
Lembrei-me do sonho e fiz uma careta. Feia…
Folhei mais duas ou três páginas e o nível da “coisa” mantinha-se no mesmo jaez.
Fechei o pasquim e concentrei-me no preço inscrito na capa. Fiz uma careta ainda mais feia ainda. E balbuciei uma palavra que não vou referir aqui, pois isto é um fórum decente.

Chamei o meu neto. “Anda cá, Afonso, que o avô tem uma coisa para ti”. Dei-lhe a revista mais cara do país. Ele ficou encantado com o grande e colorido peixão que trazia na capa. E eu sorri, ciente que dentro de dez minutos o meu querido Afonso teria já rasgado a “coisa” toda aos bocadinhos, com a perícia e a fúria dos seus dois anitos e meio. É um sábio, este meu neto.

JMET
Avatar do Utilizador
Cabe
Mensagens: 209
Registado: quarta abr 25, 2012 9:01 pm

Re: O meu neto é um sábio

Mensagem por Cabe »

:fixe: Boas amigo!!! Já lá vai um tempinho que não lia uma "Crónica" deste calibre. Obrigado pelo momento de verdade e lucidez. E é tão verdadeira, que bem me apetecia proferir mais uns palavrões, àqueles que o amigo não quiz escrever. Quão sábio e perspicaz é o seu neto. Grande abraço e não pare de "Cronicar"
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: O meu neto é um sábio

Mensagem por Panca »

Muito bom mesmo =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: O meu neto é um sábio

Mensagem por NelsonP »

Bravo =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: O meu neto é um sábio

Mensagem por zezinho »

Boas
:fixe: :fixe: :fixe:
Boas pescarias :let:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: O meu neto é um sábio

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

:fixe: :fixe: :fixe: , só posso dizer, que fico a aguardar pelo próximo.

Abraço.

Braga
Responder