Albufeira da Caniçada e Salamonde

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Albufeira da Caniçada e Salamonde"
na nova versão do site.

Ricardovfo
Mensagens: 34
Registado: segunda jul 27, 2009 11:42 am

Albufeira da Caniçada e Salamonde

Mensagem por Ricardovfo »

Boas,

Vou Sexta ou Sábado rumar novamente ao Gerês, desta vez quero ver se vou a Salamonde e à Caniçada e se tiver tempo ainda queria dar um saltinho a Pisões que já li aqui maravilhas sobre essa albufeira.
Queria perguntar se alguém tem ouvido falar de terem pescado Trutas ou Achigãs nestas albufeiras e se sim em que zonas das albufeiras?
Já li em qualquer lado que o melhor braço da Caniçada é o braço em que existe o viveiro de trutas alguém sabe qual é?
Agradeço qualquer dica que me possam dar em relação a isto, ou historias de pesca que conheçam nestas albufeiras.
E já agora gostava de saber quantas canas pode um pescador ter na agua com uma licença normal de pesca em aguas interiores?

Obrigado e boas pescarias!!

Ricardo
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Albufeira da Caniçada e Salamonde

Mensagem por joaosousa »

Não sei de onde vais, mas para os pisões ainda é um tirinho jeitoso, nao sei se tens muito tempo para ir aos pisões e no mesmo dia pescar noutra barragem! Dá sempre para tentar, mas o tempo à beira da água nunca é muito :) perdes muito tempo nas viagens!

Quanto à licença, podes pescar com duas canas ao mesmo tempo!

Sábado também queria ver se dava para fazer uma pesquinha, mas não sei se vou poder :( Tou com um vício.... :hahaha:
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Albufeira da Caniçada e Salamonde

Mensagem por aranha »

em massas de agua de salmonideos é que só pode pescar com uma, independentemente da licença, nao tem nada a ver.
Ricardovfo Escreveu:...Queria perguntar se alguém tem ouvido falar de terem pescado Trutas ou Achigãs nestas albufeiras e se sim em que zonas das albufeiras?...
nao conheço bem mas penso que é perto da barragem da caniçada :hummm:
Ricardovfo
Mensagens: 34
Registado: segunda jul 27, 2009 11:42 am

Re: Albufeira da Caniçada e Salamonde

Mensagem por Ricardovfo »

Boas,

Pois, mas Caniçada e Salamonde são relativamente próximas, estou a pensar em ir directo a Salamonde (venho do Porto) e depois à vinda passo pela Caniçada.
Ir a Pisões penso que é melhor marcar para outro dia... deve valer uma viagem só para pescar lá!
Pois Aranha mas penso que nas barragens então devo puder pescar com duas canas... Acho que a barragem da caniçada e salamonde estão classificadas como de Ciprinideos...O problema é que o meu irmão vai comigo e não queria estar a pedir-lhe para tirar licença só para um dia...
Acham que se eu tiver licença dá para dizer que ele só me está a segurar na cana? "Salvo seja" :boia: Ou é mesmo melhor ele tirar também a licença?
Tinha lido que o melhor braço nesta barragem é a dos viveiros de trutas por acaso vcs não sabem onde é pois não?
Obrigado

Ricardo
Ricardovfo
Mensagens: 34
Registado: segunda jul 27, 2009 11:42 am

Re: Albufeira da Caniçada e Salamonde

Mensagem por Ricardovfo »

É verdade eu vou na sexta porque Sábado o meu irmão trabalha...
Estou a penar em sair do Porto muito cedo tipo seis da manha!
Se alguém se quiser juntar a dois massaricos ou melhor dois martelos de S. João que é mais apropriado estão desde já convidados!!!

Um abraço

Ricardo
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Albufeira da Caniçada e Salamonde

Mensagem por aranha »

se eu pudesse....

se o irmao tem mais de 16 anos, precisa tambem de licença. as multas sao muito pesadas, nao vale o risco. :fixe:
Ricardovfo
Mensagens: 34
Registado: segunda jul 27, 2009 11:42 am

Re: Albufeira da Caniçada e Salamonde

Mensagem por Ricardovfo »

Boas amigos,

Grato pela v/ ajuda seguem as notas da pescaria ou melhor tentativa!
Depois de Braga seguimos sempre na nacional penso que a 103 em direcção a chaves, e viramos no desvio para Barragem de Salamonde.
Um bocado a baixo atravessamos a barragem, uma calma e um cenário que com certeza vos é familiar desta e de outras barragens mas deixo aqui o meu testemunho!

Imagem

http://img155.imageshack.us/i/albufeira ... edabd.jpg/

Chegamos a Salamonde por volta das 7h da manha, fomos logo para relativamente perto da nascente da barragem, entre a Pincães e Cabril um pouco antes da Ponte Romana.
À chegada mal sai do carro e espreitei para a Albufeira vi duas grandes trutas perto de uma zona da margem sem acesso. Deviam ter mais de 50Cm seguramente e bem gordinhas. Não sei se eram trutas ou outra espécie como por exemplo o Achigã mas fiquei com a sensação que eram trutas porque tinham o corpo alongado.
Para começar bem o dia de pesca partimos logo uma cana... :grrr: Parecia impossível! A relembrar ao meu irmão o lançamento, a colher ficou presa numas silvas e ao puxar partiu-se em 3!!! E nem fiz muita força... Era uma Michel de acção curta em carbono foi barata mas não posso deixar de ficar decepcionado com a marca! Acham normal que isto aconteça? Devia estar com uma linha 16. :huuum:
Nesta barragem não mordeu nada, nem senti nada... estavam lá uns parceiros mais afastados penso que a pescar c/ boia e a engodar mas também não vi sair nada! As trutas devem-nos ter visto a espreitar e foram tomar o pequeno almoço para outras paragens. Ou então não... :but:
Ficam de qualquer forma duas imagens para verem o pesqueiro...

Vista para montante.

Imagem

http://img145.imageshack.us/i/albufeira ... debra.jpg/

A zona onde vimos as trutas! Vista para jusante.

Imagem

http://img80.imageshack.us/i/zonadastrutas1.jpg/

A passagem por este pesqueiro teve de ser curta porque fomos obrigados a antecipar a viagem de regresso ao Porto por motivos alheios à pesca mas não dispensamos um saltinho à caniçada... :let:
Iniciamos a viagem de regresso e novamente na N103 viramos à direita seguindo as Placas Quinta da Caniçada. Logo abaixo da quinta encontramos a praia fluvial e iniciamos a pescaria.

Vista a jusante.

Imagem

http://img155.imageshack.us/i/albufeira ... istav.jpg/

Vista a montante.

Imagem

http://img155.imageshack.us/i/albufeira ... vista.jpg/

Os primeiros lançamentos mesmo na praia não deram em nada... e fomos caminhando para montante. Mais à frente um bocado depois de uma curva encontrei uma zona funda vertical junto a umas pedras na margem e saíram daqui os únicos frutos. Dois peixes sem medida, entre os 15cm e os 20cm penso que eram Achigãs.
Fica a foto de um deles, o único que se deixou fotografar pois o primeiro (como não tinha camaroeiro) saltou-me da mão directamente para a agua (não quis apertar o moço).

Imagem

http://img155.imageshack.us/i/oachig.jpg/

E demos por terminada a pescaria, ainda comemos uns petiscos antes de nos pormos à estrada mas a pesca ficou mesmo por ai!
Fica aqui este relato para quem estiver a começar a pescar perceber que não está só... :122:

Abraço para vocês.

Ricardo
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Albufeira da Caniçada e Salamonde

Mensagem por aranha »

belo relato. obrigado e venham mais :fixe:
Responder