Carpas mortas

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carpas mortas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Carpas mortas

Mensagem por Sickle »

rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por rui valerio »

Ainda não se identificou a causa da morte, as opiniões dividem-se entre um virús que ataca só as carpas, o excesso de população no referido local, a incapacidade da desova pelas temperaturas... descarga poluente não foi, essa está descartada, pelo menos nas noticias da tarde!
Avatar do Utilizador
Sickle
Mensagens: 202
Registado: segunda jun 25, 2007 11:22 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por Sickle »

Tudo indica que seja mesmo uma causa de doença que só ataca as carpas... uma viroso ou algo desse género... :( :(
Acho que deu no telejornal alguém viu... ???

abraço
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por pisões »

Eu vi na RTP e parece que, segundo um pescador entendido na matéria que tinha lido algumas coisas sobre o assunto, a causa da morte era resultante de uma virose primaveril, que ataca as carpas, levando quase à sua extinção no local. Se é verdade eu não confirmo, mas foi isto que passou nas notícias.

Na RTP está este filme

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... vra=&ver=1
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por bipbip »

Mas a GNR parece que disse que foi pela desova... o que acho muito pouco provavel... :P porque assim morriam apenas carpas com ovas... e não me parece que seja o caso! E cientificamente não me parece nada provavel... o peixe quanto muito se se visse enrascado deitava as ovas cá para fora. :D A agua em paises do norte é bem fresquinha. :D E elas desovam!

Poluição também não... já que apenas morreram carpas e a carpa é um dos peixes mais resistentes à poluição... exemplo Rio Ave.

Cheira-me a virose e espero que não se alastre a outros locais.

Abraço
Pedro
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: Carpas mortas

Mensagem por flex »

:? Pelo aspecto a Barragem tem muita água (já a vi muuuuito mais baixa) e como tal é improvável que seja por falta de oxigenação, causa comum de mortandade das carpas nas barragens Alentejanas (em periodos de seca ou de ganancia que leva a cotas abaixo dos minimos para sustentar o ecossistema)... se é doença deviam tomar medidas para não haver propagação...
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por Paulo »

Caso seja realmente uma doença, a propagação poderá ser contida por sim só, dada o elevada taxa de mortalidade. Claro a propagação entre a mesma espécie.

O caso muda de figura, caso o agente propagador seja outro que não a própria espécie e tenha capacidade de "saltar" de local em local (uma ave por exemplo).

Mas isto é pura divagação minha, certamente após as análises saberemos informação mais concreta do causador deste problema (ou não - os vírus são complicados).
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por joaosousa »

Sickle Escreveu:Tudo indica que seja mesmo uma causa de doença que só ataca as carpas... uma viroso ou algo desse género... :( :(
Acho que deu no telejornal alguém viu... ???

abraço
Eu vi e fiquei bastante aborrecido, é sempre triste ver montes de peixe naquele estado :|
Também estou curioso para saber qual é a causa e também a forma de contagio no caso de ser uma doença... :x
Responder