Carpas mortas

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carpas mortas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por bipbip »

Pessegueiro do vouga? Eu costumo ir para paradela do vouga. :D
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por bipbip »

Olá Paulo,

Quanto a relações... existem muitas! Mas claro que aguardamos por mais informações...

Relações:
º Primavera;
º Morte de grande percentagem de peixe;
º Não existem indícios de poluição;
º Quantidades suficientes de água;
º Pouco calor que poderia afectar a oxigenação;
º Afecta apenas as carpas;

Tudo indica que seja uma virose e esta uma das mais prováveis.
Agora claro que se deve aguardar por mais informações... mas evitam-se comentários "técnicos!" heheheh a dizer que foi por causa da desova! :D

Abraço
Pedro
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por Paulo »

A minha pergunta prende-se mesmo com isso...

Espero que a razão seja realmente essa (ou esse vírus) pelo menos está identificado o factor de propagação (e com isso pode ser controlado)...

Ao contrario, se for outro vírus, que "ataca" nas mesmas condições, mas com propagação mais fácil, as coisas podem ser mais complicadas. :cry:

Vamos ver (claro, se alguém estiver a estudar o caso cientificamente) :roll:
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por rui valerio »

bipbip Escreveu:Pessegueiro do vouga? Eu costumo ir para paradela do vouga. :D

Ribeiradio é a 9 km de pessegueiro!!

quando quiseres ferrar um barbos esguios e fugidios tens que ir a Ribeiradio, em pessegueiro e paradela aquilo está minado com a farinha 115 de galinhas poedeiras eheheheheh

apanhar uns barbos com romisga, ou saltitões, só com anzol e linha, sem engodos e com uma simples vara para projectar 4 ou 5 m de seda!! para mim isto é o mais proximo da a pesca propriamente dita... a tecnica... a tactica... a conceptualização do lance!! Depois de algum tempo gasto na competição, regressei ao gozo da pesca só por si mesmo!!

ou uma sessão de pesca á francesa.. tambem se arranjam pesqueiros bons, com ervilhaca sempre se ferram uns barbinhos mais jeitosos ehehheh

se perguntares por mim nessa zona, sou sobejamente conhecido pelo louco da pesca!! :D :D :D :D :D
Avatar do Utilizador
bipbip
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 17, 2007 3:24 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por bipbip »

Quanto à investigação... acredito que sim. O meu dever de bom português, faz-me acreditar que sim! :D Mas se for como ontem que liguei para a SEPNA porque estavam a lançar redes... e o gajo andou por lá a bater na agua e a lançar redes, 1 hora :O e ninguém apareceu entretanto. :D Embora tenha gasto o dinheiro de uma chamada, senti que fiz o meu dever! :D Mas não deu em nada... como sempre!

No fim de semana passado conheci um outro passado pela pesca nessa zona. :) Mas está emigrado em Inglaterra. Ele levou alguns barbos para o jardim de Sever do Vouga.

Eu pesquei inicialmente na zona, mas para baixo... perto da Ponte de Santiago. :D
Deitava-me completamente no chão... para sacar uns barbos... :D Mas aqueles barbos mesmo pequenos davam uma luta fantástica. :D Só tenho pena que soltem redes e a maior parte do peixe desapareça. :P

Regadio fica perto de uma pequena reserva de água?
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por rui valerio »

bipbip Escreveu:Quanto à investigação... acredito que sim. O meu dever de bom português, faz-me acreditar que sim! :D Mas se for como ontem que liguei para a SEPNA porque estavam a lançar redes... e o gajo andou por lá a bater na agua e a lançar redes, 1 hora :O e ninguém apareceu entretanto. :D Embora tenha gasto o dinheiro de uma chamada, senti que fiz o meu dever! :D Mas não deu em nada... como sempre!

No fim de semana passado conheci um outro passado pela pesca nessa zona. :) Mas está emigrado em Inglaterra. Ele levou alguns barbos para o jardim de Sever do Vouga.

Eu pesquei inicialmente na zona, mas para baixo... perto da Ponte de Santiago. :D
Deitava-me completamente no chão... para sacar uns barbos... :D Mas aqueles barbos mesmo pequenos davam uma luta fantástica. :D Só tenho pena que soltem redes e a maior parte do peixe desapareça. :P

Regadio fica perto de uma pequena reserva de água?
Ribeiradio... freguesia do concelho de Oliveira de Frades, coração do vale do vouga, a 12 km da ponte de santiago.

a ponte de santiago´está incluída numa zona de pesca profissional, onde são permitidas as redes, mas onde tem peixe em relativa abundância.

ainda bem que tiveste o prazer de enganar uns barbinhos do Vouga, ás escondidas, com pouco material, sem pannier´s, e sempre escondido... é isso mesmo, não necessitas de linhas super finas, canas xpto, necessitas de te dissimulares, e fazeres parte da natureza, estares integrado no meio envolvente, não seres mais um no rio, mas fazeres parte do rio... essa para mim é a pesca!!!o hummm assim o negócio da pesca ia por água abaixo!!! #

ah..essa zona de santiago está minada por pannier´s, engodos e farinhas A-115 granulada para frangos!!! em ribeiradio pannier´s é pró tecto, tens que caminhar muito até chegares ao rio, e depois é sempre a subir e a sério uma cana telescópica multifacetada, e linhas, anzóis e iscos capturados no rio, apresentados sem chumbo ou um chumbinho ligeiro, a derivar subtilmente na corrente... muitas vezes encolher a cana para a meter entre os salgueiros e pescar aquela zona de querença, fazem a diferença!! é uma pesca diferente....


abraço e quando quiseres, temos mais 1 anito ou 2 para gravar essas pescarias na nossa memória!

p.s. quando falo em técnicas de pesca mais ou menos de competição, não o faço no sentido depreciativo, pois eu pratiquei e ainda a pratico com gosto e emoção, mas reencontrei-me com a pesca nestes últimos meses no meu rio, com a minha pesca, que aprendi com os "mestres" de algumas decadas atrás... a pesca tornou-se mais natural, uma acção de predação, com adversários de valor acrescentado, não no tamanho, mas na subtileza e dificuldade das capturas

barbo com 1 kilinho é trofeu no Vouga!!!!!


EDIT O que acaba com peixe não são essas redes, embora capturem uma grande quantidade de peixe, serão os venenos e a futura barragem, aliás as barragens e as introduções de espécies "indicadas" para a pesca desportiva, são responsáveis pelo desaparecimento destas espécies... nem só os pescadores de cana ( diferente de pescador desportivo) podem comer peixe do rio, alguém tem que o capturar e vender de forma legal! E não esquecer que o peixe do rio, a lampreia e o sável são cartões de visita turísticos desta zona, e meus amigos, todos tem que viver!.. pode não ser a forma mais diplomática de abordar a questão, mas é uma perspectiva!

Volto a afirmar que pesco a maior parte do peixe sem morte, mas tenho outra percepção do que se passa na minha zona!
mcoelho
Mensagens: 1
Registado: sábado jun 21, 2008 8:54 pm

Re: Carpas mortas

Mensagem por mcoelho »

rui valerio Escreveu:...apanhar uns barbos com romisga...
boas,
o que é isso de romisga, fiquei curioso.
cumps
PedrasSalgadas

Re: Carpas mortas

Mensagem por PedrasSalgadas »

mcoelho Escreveu:
rui valerio Escreveu:...apanhar uns barbos com romisga...
boas,
o que é isso de romisga, fiquei curioso.
cumps
Olá MCoelho

bem vindo ao Sítio. É isso que nos traz a todos por cá, a curiosidade sobre as técnicas de pesca.
Para sabermos um pouco mais das suas curiosidades, faça aqui http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13 a sua apresentação.

Ab
Manel
Responder