Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Saudações - Dicas para Pesca de Rio"
na nova versão do site.

Weasel
Mensagens: 10
Registado: segunda abr 07, 2008 1:40 pm

Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Mensagem por Weasel »

Boas!
Sou pescador de águas interiores, costumava praticar carpfishing, era mesmo o meu vicio pesquei muito nos pisões, e pela zona norte e também um pouco pelo ribatejo, mas sempre em barragens e albufeiras, por diversos motivos estive parado quase 10 anos...

Agora quero por o meu material no activo de novo, e quem sabe viciar os meus cunhados.

Quanto ao material que tenho é o seguinte:
Tenho 5 canas de carreto de 1x=1,70m, 2x=2,10m e 2=3m e duas sem carrecto "canelão" de 3,7m e 6m respectivamente.
Tenho 3 peixes falsos não sei como se chama, quando na água movimentam-se como se fossem peixes verdadeiros.

Vou ter de renovar as linhas todas, pois 10 anos parado aquilo está "queimado", que tipo de linha recomendam? Para quantos Kgs? Ao inicio vamos para rio, mas em agosto somos capazes de ir até ao ermal, ou coisa assim.

Eu estava habituado a pescar de fundo, com chumbeira, mas estava a pensar ir pescar para o rio, pois fica mais perto, mas penso que seja melhor usar boia, pois o rio que é muitas pedras, penso que será para ficar com as chumbeiras todas lá dentro presas...

Nas albufeiras costumávamos usar engodo, tipo farinha especial para carpas, mas em rio, isso será jogar contra nós certo? a corrente vai levar o engodo para longe de nós, ou não?

Quanto ao Isco estava a pensar em milho doce, e se conseguir arranjar, Astico, que acham?

Gostava de dicas para pesca em rio com corrente moderada na zona norte.

Abraços!
PedrasSalgadas

Re: Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Mensagem por PedrasSalgadas »

Olá Weasel

bem vindo ao Sítio, espero que faças por cá grandes pescarias, que pelo teu relato te serão bem úteis. Em 10 anos muitas das técnicas de pesca evoluiram imenso, o mesmo aconteceu na pesca de águas interiores.
Consulta os tópicos sobre estas técnicas, e depois cá estamos para ajudar nas dúvidas que tiveres.
Diverte-te e boa estadia. Ah, e o melhor para partilhar experiências e tirar dúvidas são mesmo os encontros e os workshpo's. O pessoal do Carpfishing vai fazer um agora em abril, penso que dia 19, na quinta da boavista em Ílhavo.

Ab
Manel
Weasel
Mensagens: 10
Registado: segunda abr 07, 2008 1:40 pm

Re: Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Mensagem por Weasel »

Felgueiras :D
PedrasSalgadas

Re: Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Mensagem por PedrasSalgadas »

Weasel Escreveu:Felgueiras :D
OK, fica a informação, como não tinha a certeza que seria do norte editei a minha mensagem. Se puder e tiver interesse nisso, edite o seu perfil.

Ab
Manel
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Mensagem por joaosousa »

Antes de mais, bem-vindo ao Sítio do pescador.
A malta do carpfishing aderiu ao fórum recentemente, talvez eles sejam mais indicados para lhe dar umas dicas de montagens para a pesca à carpa! No que diz respeito a rios, mais concretamente, em que zona/rios tenciona pescar?

No Rio Ave tem aparecido bastantes Gardons, uma espécie muito apreciada noutros países para competição. A técnica mais usual para a sua captura é a pesca à francesa.


Mas porque não fazer a sua apresentação aqui: http://pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13. Diga-nos donde é, onde pesca e assim podemos conhecê-lo melhor, e talvez seja mais fácil dar umas dicas sobre os locais e técnicas a utilizar!

Os peixes falsos que você diz são amostras. Estas, dependendo do material em que são produzidas podem ter vários nomes. Se forem moles, provavelmente serão vinis. Se forem de plástico duro depende da função para que estão fabricadas. Podem ser amostras de superfície, meia-água e/ou fundo.


Quanto ao engodo, vai depender do pesqueiro e do próprio engodo. Se for pesqueiros com corrente moderada, pode usar um engodo que trabalhe mais no fundo, por exemplo, se estiver a pescar aos barbos, aqui pela minha zona, engoda-se com asticot e caso o rio tenha corrente, fisga-se os mesmos para o lado contrário da corrente para que estes não sejam levados e estejamos a engodar o "pesqueiro do parceiro".
Se as águas forem mais calmas pode tentar um engodo que se disperse mais. Como disse, será mais fácil se indicar os locais que pretende pescar.
No caso do Ermal, como referiu, eu por vezes pesco lá. Tem locais onde pode experimentar as suas amostras! Tem lá alguns lúcios-perca e achigã!
Pode consultar o "Sítio dos pesqueiros": http://www.pescador.com.pt/pesqueiros
Se contribuir com pesqueiros que conhece, pode visionar outros que outras pessoas coloquem!

Quanto à sua questão da linha, eu não sou nenhum perito nesse campo, muito longe disso, mas recentemente adquiri uma linha da trabucco que gosto bastante para pescar nas águas interiores. Mais logo, se quiser posso dar-lhe a referência, mas aconselho-o a esperar uma opinião dos "experts" que não devem tardar a aparecer!

Qualquer dúvida disponha, porque neste forum, a malta gosta é de ajudar. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Weasel
Mensagens: 10
Registado: segunda abr 07, 2008 1:40 pm

Re: Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Mensagem por Weasel »

Para carpas (penso) que não preciso de dicas, era mesmo para o rio...estava a pensar no rio tamega, zona de Amarante.

E quanto ao uso da manga para manter o peixe até ao fim da pescaria, pode-se usar?
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Mensagem por joaosousa »

Pode e deve usar a manga para manter os peixes capturados fora do defeso!
NÃO PODE manter na manga, os peixes que estiverem em época de defeso, como é o caso das carpas nesta altura!
Não conheço a zona de Amarante mas já ouvi relatos de boas pescarias aos barbos!
Se quiser fazer uma incursão ao Rio Ave recomendo a zona de Stº Tirso. Neste momento a pista de pesca está em construção e não se pode pescar lá, mas têm saido umas carpas e uns gardons no parque urbano da rabada!
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Saudações - Dicas para Pesca de Rio

Mensagem por aranha »

bem vindo, divirta-se por cá, gostaria de ajudar mas conheço mal a zona.

João, gardons?!?!?! nunca tinha visto tal peixe, parece o resultado de uma orgia entre achigãs e pimpões :lol: :lol: :lol:
nao queres abrir um topico sobre este peixe? :wink:
Responder