Material de pesca aos ciprinideos

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Material de pesca aos ciprinideos"
na nova versão do site.

Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Material de pesca aos ciprinideos

Mensagem por Andrezio »

Venho abrir este tópico quero me iniciar na pesca ao feeder ou boia e o melhor material que tenho é uma cana e carreto de fundo para o mar.Assim sendo o mais indicado será o feeder não é?

O meu problema é que moro no Algarve e aqui a pesca de agua doce mexe pouco e a que pouco mexe é a do achigã e como tal não conheço lojas com material para venda pelo que vou ter que comprar nas lojas online.

http://www.aguieira.net/lj.asp?v_c=255
Vi esta loja on-line, será boa?
Como tal gostaria que me recomendasse material, especialmente feeder, uma fisga, cola para os asticots, engodos, cereais.
Se fosse possivel que me podessem fazer uma pequena lista do material que preciso(não é preciso ser muito elaborada, só com o mais básico : ) para pescar as carpas/barbos e as perca-sol/abletes.Será que 50€ faço a festa???

Se souberem me dizer quais as barragens do Algarve/Baixo Alentejo que possuem carpas/barbos/abletes e outros peixes que não sejam pescados a amostra, agradeço desde já.Pelo que penso e já vi penso que Santa Clara seja bom, e é perto da minha casa e acho que a Bravura também tem carpas.

Desde já obrigado!!!
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Material de pesca aos ciprinideos

Mensagem por jose elvas »

Andrezio Escreveu:Venho abrir este tópico quero me iniciar na pesca ao feeder ou boia e o melhor material que tenho é uma cana e carreto de fundo para o mar.Assim sendo o mais indicado será o feeder não é?

O meu problema é que moro no Algarve e aqui a pesca de agua doce mexe pouco e a que pouco mexe é a do achigã e como tal não conheço lojas com material para venda pelo que vou ter que comprar nas lojas online.

http://www.aguieira.net/lj.asp?v_c=255
Vi esta loja on-line, será boa?
Como tal gostaria que me recomendasse material, especialmente feeder, uma fisga, cola para os asticots, engodos, cereais.
Se fosse possivel que me podessem fazer uma pequena lista do material que preciso(não é preciso ser muito elaborada, só com o mais básico : ) para pescar as carpas/barbos e as perca-sol/abletes.Será que 50€ faço a festa???

Se souberem me dizer quais as barragens do Algarve/Baixo Alentejo que possuem carpas/barbos/abletes e outros peixes que não sejam pescados a amostra, agradeço desde já.Pelo que penso e já vi penso que Santa Clara seja bom, e é perto da minha casa e acho que a Bravura também tem carpas.

Desde já obrigado!!!
Olá Andrezio, tal como prometido deixo aqui a minha opinião :fixe: :

1º- Sim, se o material com que vais começar a pescar são a tua cana e carreto de fundo do mar o feeder é a tua melhor aposta! Se posteriormente vires que gostaste e quizeres comprar material especifico encontram-se boas canas e carretos a partir dos 60/70€.

2º- Em relação ás lojas online não te posso dar grande feedback pois eu, ao contrário de ti, moro em pleno interior centro logo o que não me falta são boas lojas fisicas para a compra de material. Da aguieira nunca mandei vir nada mas parecem-me ter bons preços, podes dar igualmente uma vista de olhos nestas:
http://www.tuga-baits.com/TB/index.php? ... &Itemid=60
http://www.lojaglobal.pt/product_info.p ... ucts_id=86
E mesmo na decathlon podes encontrar muita coisa para além dos sites de usados do costume como o OLX e o Custojusto.

3º- Sim, com 50€ iniciais já podes começar, o material mesmo indespensável será:
-Alguns feeder ou molas de arame +-1,5€/2€ a unidade
Dica- podes usar aquelas bolas de plástico amarelas que vêm nos ovos kinder ou até mesmo aquelas embalagens de plástico onde vêm os rolos de filme das máquinas fotografica para poupares uns trocos.
-Destorcedores +-2/3€ a carteirinha
-Anzóis - desde 1€ a carteira
-Um bom fluorocarbono para a baixada +- 10€ uma bobine de 50m
-1 caixinha de chumbos fendados +-3€
-Engodo de farinha - a partir de 80 cêntimos o saco de kilo
-Milho, trigo, canhâmo, favas e outras sementes - arranjas em todo lado por preços baixos
-Cola para asticôts - é coisa que raramente uso, encontras á venda por volta dos 10€ o kilo, havia uma da trabucco de que eu gostava muito mas infelizmente não me lembro agora de qual o nome, na loja costumavamos chamar-lhe Mágica.
-1 Camaroeiro +- 15€
Em principio, e contando com o material que já tens de mar e que poderás usar também, com isto já podes fazer umas boas pescarias, depois com o tempo vais compondo a coisa. :fixe:

4º- Por fim, e já se falou aqui disto antes, pelo menos Carpas estava capaz de apostar com quem quer que seja que em quase todas as barragens e rios a nivel NACIONAL as haverá! Logo é questão de dares um pulo aí pelas da ua zona e ires tentando e vendo a sua actividade, assim de repente, e pelo menos que me lembre de imediato, em Santa Clara, em Odiaxere, em Odeleite, no Guadiana, em Beliche, no Funcho e no Arade encontrarás Carpas!

Boa sorte, e mais qualquer coisa dispõe :fixe:
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Material de pesca aos ciprinideos

Mensagem por Andrezio »

Eu fiz uns feeders artesanais e acho que até não estão mal de todo, mas devo comprar mesmo, pelo menos se apanhar o chibato não meto a culpa no feeder.Quanto aos engodos acho que vou comprar já daqueles feitos pelo mesma razão dos feeders.O fluorocarbono dou arranjado assim como os chumbos fendidos/destorcedores.Estava a pensar em arranjar uma fisga para lançar o engodo, qualquer uma serve não é?
A minha ideia era por uma boia de correr na linha do carreto e o feeder por baixo assim quando lançasse, deixava o carreto aberto o feeder ia descendo e a boia subia.Depois dava engodado para o pé da boia e fazia mais facimente a engodagem inicial.Será boa ideia?Já agora o feeder tem peso suficiente depois de o engodo desaparecer para se manter no fundo ou convem por um chumbinho.
Quanto a baixada deve ter para ai 50 cm?Meto algum chumbo fendido nela?

Desde já obrigado!!!
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Material de pesca aos ciprinideos

Mensagem por jose elvas »

Andrezio Escreveu:Eu fiz uns feeders artesanais e acho que até não estão mal de todo, mas devo comprar mesmo, pelo menos se apanhar o chibato não meto a culpa no feeder.Quanto aos engodos acho que vou comprar já daqueles feitos pelo mesma razão dos feeders.O fluorocarbono dou arranjado assim como os chumbos fendidos/destorcedores.Estava a pensar em arranjar uma fisga para lançar o engodo, qualquer uma serve não é?
A minha ideia era por uma boia de correr na linha do carreto e o feeder por baixo assim quando lançasse, deixava o carreto aberto o feeder ia descendo e a boia subia.Depois dava engodado para o pé da boia e fazia mais facimente a engodagem inicial.Será boa ideia?Já agora o feeder tem peso suficiente depois de o engodo desaparecer para se manter no fundo ou convem por um chumbinho.
Quanto a baixada deve ter para ai 50 cm?Meto algum chumbo fendido nela?

Desde já obrigado!!!
Sim podes usar uma boia para te marcar o pesqueiro, uma de bolonhesa será o ideal para esse serviço, mas tem o cuidado de deixares a linha bem esticada. Fisga qualquer uma que encontres á venda nas lojas de pesca dá, obviamente há umas melhorzinhas e outras piores, como em tudo.
Em relação ao engodo, e se quiseres poupar uns tostões, podes usar farinha daquela que se vende para os frangos! É boa e sai um pouco mais barato. Os feeders normalmente têm uma tira de chumbo que faz peso quando o engodo já se foi, a baixada pessoalmente deixo-a com 30/40cm conforme as situações.
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Material de pesca aos ciprinideos

Mensagem por Andrezio »

Como em principio vou estrear me no feeder tive a ver uns feeder e uns engodos mas não sei se são o apropriado.
Os feeders que estava a pensar em comprar são estes
http://www.aguieira.net/lj-det.asp?v_idlj=2588
ou então estes
http://www.aguieira.net/lj-det.asp?v_idlj=2527 será que este precisam de chumbo adicional para os segurar?Parecem um bocado leves :hummm:

E os engodos seriam o seguinte
http://www.aguieira.net/lj-det.asp?v_idlj=1821 Este será só farinha ou terá flocos?Na descrição diz que convéma adicionar aroma de morrango.Será mesmo necessário?
ou então este
http://www.aguieira.net/lj-det.asp?v_idlj=1819

Quanto ao material como já disse tenho uma cana e carreto de fundo de mar com 0.40 no carreto e de estralho 0.25.Tudo monofilamento.Será grosso demais?
xxl
Mensagens: 138
Registado: sexta jan 20, 2012 7:28 am

Re: Material de pesca aos ciprinideos

Mensagem por xxl »

vivas,se pensas em te estrear para lazer tanto o cage feeder como a mola servem talvez a mola até seja melhor,se a ideia é entrar em provas esquece a mola pois é proibida em competição,0.40 acho muito e 0.25 tambem me parece muito,mas depende dos exemplares existentes onde vais pescar e dos obstaculos que por lá possa ter.Engodo? O Jose Elvas disse e muito bem o dos pintos serve e depois podes sempre acrescentar algo (milho cozido,mel,caramelo,coco ralado,canhamo ,trigo,etc...)mas o melhor é não complicar faz uma pesca simples e depois vais metendo um ingrediente de cada vez e vais vando do que é que elas gostam mais.boas pescas.Uma coisa que não dispenso é fazer o engodo de vespera e no dia passo-o pelo crivo pois, abre melhor e amolece as sementes,mas....vai ouvindo outras opiniões.Eu tambem faço feeders e apanho grades mas de certeza que a culpa não é dos feeders,vou-te contar um segredo que poucos pescadores sabem,O PEIXE NÃO PERCEBE NADA DE MARCAS DE MATERIAL DE PESCA. boas pescas.
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Material de pesca aos ciprinideos

Mensagem por Andrezio »

O PEIXE NÃO PERCEBE NADA DE MARCAS DE MATERIAL DE PESCA
Loo pois tb penso que sim.

Essa farinha dos pintos é a A-115 né?

A barragem é a de Santa Clara, o ano passado vi la duas carpas com a vontade 50 cm.
Pois as linhas devem ser um bocado grossas,mas vai ter que ser mesmo com essas.
Para iscar milho ou outras sementes é só espetar o milho no anzol ou é preciso tapar o anzol?
Então quer dizer que convém fazer o engodo de vespera?Desculpe a ignorancia mas um crivo é um mesmo que uma peneira?

Desde já obrigado pela ajuda.
xxl
Mensagens: 138
Registado: sexta jan 20, 2012 7:28 am

Re: Material de pesca aos ciprinideos

Mensagem por xxl »

115 exato.peneira a farinha e põe as sementes de molho um dia depois junta tudo. um crivo tem a malha um pouco mais aberta mas isso não é obrigatorio.disseram-me que pelo sul as sementes resultam bem depois do engodo feito junta-lhe o milho cozido e trigo cozido.podes meter bem dois milhos ou tres tudo depende do anzol. O trigo rijo é o melhor aí pelo sul costuma-se arranjar com facilidade.
Responder