Brincadeira em aguas Interiores

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Brincadeira em aguas Interiores"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por Rider »

Tenho um grupo de amigos, pescadores de aguas interiores, que normalmente 2/3 vezes por ano vou com eles á pesca.
Até aqui tenho pescado com o material deles. Normalmente pesco á francesa ou inglesa, conforme o material que eles têm disponível.

Brevemente vou acompanha-los em 2 pescarias, 1 nos Gagos e outra no Maranhão. Mas desta vez quero utilizar o meu material.

Como não tenho material para este tipo de pesca, a minha praia é o mar, agradeço a ajuda do pessoal mais experiente neste tipo de aguas, para poder adaptar o meu material.

A minha ideia é pescar ao fundo. Em principio, penso eu, as canas de surfcasting estão excluídas. Tenho canas mais ligeiras que normalmente utilizo na chumbadinha e boia, que penso ser as mais indicadas.

Quais as minhas hipóteses de usar este material?
Que montagem usar ( fundo )?
Qual o fio ( espessura )?
Qual o tamanho de anzol )? Tendo em conta que normalmente utilizam como isco o asticot e milho.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por joaonumberone »

Andas de dieta, água sem sal :hahaha:

O nosso amigo Canivete percebe bem desse assunto, se ele não vir o post eu lembro-o que ainda hoje vou vê-lo :fixe:

Depois diz onde foste, eu vou acompanhar porque que o ir com o meu companheiro pequenino a uma pesca dessas!
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por Rider »

O nosso amigo Canivete percebe bem desse assunto, se ele não vir o post eu lembro-o que ainda hoje vou vê-lo :fixe:
Faz 1/2 para mim, mas daquelas boas.
porque que o ir com o meu companheiro pequenino a uma pesca dessas!
Temos que ir é aos carapaus, já começaram a sair. Levamos os juniores para se divertirem.

Na semana passada saíram parguetes na areia.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por joaonumberone »

Rider Escreveu:
O nosso amigo Canivete percebe bem desse assunto, se ele não vir o post eu lembro-o que ainda hoje vou vê-lo :fixe:
Faz 1/2 para mim, mas daquelas boas.
Um meio ou uma / duas? mas o quê? :hummm:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por Rider »

joaonumberone Escreveu:
Rider Escreveu:
O nosso amigo Canivete percebe bem desse assunto, se ele não vir o post eu lembro-o que ainda hoje vou vê-lo :fixe:
Faz 1/2 para mim, mas daquelas boas.
Um meio ou uma / duas? mas o quê? :hummm:
1 ou 2, daquelas que apanham vermelhinhos...
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por joaonumberone »

Rider Escreveu:
joaonumberone Escreveu:
Rider Escreveu:
O nosso amigo Canivete percebe bem desse assunto, se ele não vir o post eu lembro-o que ainda hoje vou vê-lo :fixe:
Faz 1/2 para mim, mas daquelas boas.
Um meio ou uma / duas? mas o quê? :hummm:
1 ou 2, daquelas que apanham vermelhinhos...
Não estavas a falar de águas interiores? vermelhinhos só se forem pimpões :hahaha:

Mas tu já apanhaste mais desses que eu, portanto faz mas é tu uma ou duas para mim :pay:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por jose elvas »

Rider Escreveu:Tenho um grupo de amigos, pescadores de aguas interiores, que normalmente 2/3 vezes por ano vou com eles á pesca.
Até aqui tenho pescado com o material deles. Normalmente pesco á francesa ou inglesa, conforme o material que eles têm disponível.

Brevemente vou acompanha-los em 2 pescarias, 1 nos Gagos e outra no Maranhão. Mas desta vez quero utilizar o meu material.

Como não tenho material para este tipo de pesca, a minha praia é o mar, agradeço a ajuda do pessoal mais experiente neste tipo de aguas, para poder adaptar o meu material.

A minha ideia é pescar ao fundo. Em principio, penso eu, as canas de surfcasting estão excluídas. Tenho canas mais ligeiras que normalmente utilizo na chumbadinha e boia, que penso ser as mais indicadas.

Quais as minhas hipóteses de usar este material?
Que montagem usar ( fundo )?
Qual o fio ( espessura )?
Qual o tamanho de anzol )? Tendo em conta que normalmente utilizam como isco o asticot e milho.

Obrigado.

Olá Rider, com que então vais dar uma perninha na agua doce! Fazes bem pois permite capturar peixes fantásticos :fixe:
Em relação ás tuas duvidas, e começando pelo inicio, a não ser que pretendas começar a fazer pescarias regulares nas aguas interiores não existe necessidade nenhuma de adquirir material especifico, as tuas canas de Surfcasting servem bem! Aliás, e para teres uma ideia da coisa, as minhas canas de fundo para a carpa já fizeram Surfcasting :hahaha: , e são, algumas delas, verdadeiros "paus" de fazer corar uma cana de mar e capazes de lançar gramagens na casa das 160/180 gramas! Como referes que vais possivelmente experimentar o Maranhão aconselho-te dois tipos de montagem, a montagem em cabelo com chumbada em clip de segurança que te permite pescar com boillies e sementes de maior porte que são muito eficazes no Maranhão e já lá me deram grandes alegrias, deixo-te aqui um diagrama da mesma:


Imagem
Imagem
Imagem

A outra montagem é com um feeder ou, traduzindo para Português, mola ou cesto, o que te permite pescar com asticôts e pequenas sementes:

Imagem
Imagem
Imagem

Os carretos podes, e deves, usar os teus de mar pois convém teres uma boa capacidade de linha para salvaguardares a eventualidade de te sair uma carpa ou barbo maior, aliás, basta dizer que os meus carretos principais da carpa são 2 Shimanos Super Ultegra 10000 XSA :fixe:
Em relação aos fios um bom monofilamento de 0,30 ou um multi de 0,20/0,25 servem perfeitamente para o caso sendo que te aconselho apenas a usares um bom fluorocarbono na baixada. Anzóis aconselho uns de formato Chinu pois considero-os os ideais para ferrar instantaneamente o peixe, nos tamanho entre o 4 e o 10 dependendo da técnica, maiorzinhos para a montagem de cabelo, mais pequenos para o feeder.
Por fim resta-me apenas desejar-te boa sorte e que faças boas capturas de forma a pegar-te o vicio :dedos2: , e atenção! Olha que há lá no Maranhão alguns "bichinhos" de respeito...

Imagem


Abraço :fixe:

José Elvas
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por NelsonP »

Épa o Elvas é um mestre nesta pesca =D> =D>
Responder