Pesca a francesa

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca a francesa"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Pesca a francesa

Mensagem por rngpe »

Já agora ara aqueles que querem saber um pouco mais sobre pesca a francesa podem ver este artigo:

http://pescalazer.com/tecnica/francesa.html

Simples mas bom, espero que gostem.

Luís.

Simples mas bom, espero que gostem.

Luís.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Luís sobre esta disciplina de pesca á Francesa mais vulgarmente pronunciada pelos Franceses por pesca " À la grande Canne ou por Roubaisiennne" este útimo mais pronunciado por nós Portugueses que praticam esta modlidade. Este tipo de disciplina foi lançado pelos franceses por terem por toda a frança imensos canais e então começaram a descubrir que na altura com uma cana de comprimento e fio na ponta fixo a acção de pesca era deveras eficáz, pois não necessitava de cana á inglesa ou outra para pescar nestes canais estreitos e pouco profundos e foram aprefeiçoando esta técnica que hoje está implantado em todo o Mundo para todas as condiçoes em rio desde que a profundidade deste não ultrapasse o cumprimento da cana. Hoje, em pesca de competição para as condições atrás referidas e até porque a mesma é feita em alfufeiras ou troços de rios e afluentes devidamente aprovado pelas associações os locais, esta é a modalidade preferida. Só em casos muito especiais se recorre à pesca de Inglesa ou Bolonhesa. Esta disciplina é muito complexa em toda as suas fazes e requer muito treino e adaptação às canas.
Sobre esta disciplina, irei dedicar alguma atenção aqui no Forum pois, a mesma tem que ser apresentada nas suas várias fazes pela sua complexidade.
Já agora as canas de "Roubaisiennne" atinge os 16,5mt. embora na competição pelas leis das federações Internacionais não se possa em acção de pesca ultrapassar os 13Mt.
Carpa Real
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Mensagem por rngpe »

Viva amigo Carlos, quem melhor que o meu amigo para falar desta modalidade. Nos meus primeiros tempos utilizava a bolognesa/inglesa mas finalmente com o aparecimento dos canelões como lhe chamo a preços dignos passei durante muitos anos a pescar apenas a francesa.
Mas deixe-me dizer que quando queremos canas com mais de dez metros que sejam de qualidade e leves temos de pagar preços que não estão ao alcance de todos. Neste momento utlizo a francesa apenas em pesqueiros onde possa trabalhar com cana de 5 ou 6 metros senão utilizo bolonhesa.
Por exemplo as carpas ou barbos vai inglesa ou bolonhesa. Gosto de francesa quando o peixe sai bem e sejam do tipo escalo, boga, perca e afins. É um tipo de pesca fabulosa.
Abraço,
Luís
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

rngpe Escreveu:Viva amigo Carlos, quem melhor que o meu amigo para falar desta modalidade
Luis bom dia respondo só agora porque tive problemas ou com a placa ou computador ainda não descobri ao certo o verdadeiro problema.

Sobre a citação e tal como outros companheiros também já o referiram, queria dizer que não sou nenhum expert na matéria da pesca, apenas fiz competição durante muitos anos e aprendi algumas coisas para sobreviver neste meio complexo. O que aqui descrevo é baseado na minha parca experiência e a verdade. A pesca tem muitas variantes dentro de cada disciplina e é manifestamente impossível a dominar por completo. Eu adoro e sou um aficionado pela pesca de rio e por tal não perco uma pitada para continuar a evoluir e tenho a sorte de acompanhar sempre que posso alguns dos melhores pescadores e pescadoras da nossa praça.
Em próximos artigos a colocar irei dentro do possível falar das três disciplinas principais sempre com exemplos e dicas, que poderá ser comigo em acção de pesca ou não!
Sobre os materiais e seus preços é um verdadeiro atentado à bolsa mesmo se invertir-mos para e só passar o tempo. Os preços das canas conhecidas por (encaixe) não estão ao nível de qualquer bolsa se bem que as há também a preços mais em conta todavia depois deparamo-nos com situações deveras adversas, como o seu peso, não são muito calibradas, dificultam a ferragem etc.etc.
Este ano vou iniciar a época com uma cana da marca Tubertini Refª EVOLA 300 xtra Function que nem lhe digo o preço para o meu amigo não me mandar prender. Claro que a cana é da marca no final de cada época devolvo ao importador. Porque não compraria uma cana destas a este preço.

Sobre as canas telescópicas fixas até 8 a 9 metros já consegue comprar e a muito bom preço mesmo sendo de marca consagrada, e como diz que pesca com os 5mt. seria uma boa opção de ter uma para pelo menos 8 mt. (que seja leve)

Carpa Real
Responder