Barragem de Bemposta - Mogadouro (Abr/07 - Carpa Real)

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Barragem de Bemposta - Mogadouro (Abr/07 - Carpa Real)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Barragem de Bemposta - Mogadouro (Abr/07 - Carpa Real)

Mensagem por Paulo »

Já saiu o artigo do moderador do mês de Abril...
O Rio Douro nasce na Espanha, nos picos da serra de Urbión, (Sória), a 2080 metros de altitude e tem a sua foz na costa atlântica, na cidade do Porto. O seu curso tem o comprimento total de 850 km. Desenvolve-se ao longo de 112 km de fronteira portuguesa e espanhola e de seguida 213 km em território nacional. A sua altitude média é de 700 metros.

A barragem de Bemposta faz parte do aproveitamento hidroeléctrico chamado Sistema Douro Internacional. Entrou em funcionamento em Dezembro de 1964. A central é subterrânea, localizada no maciço rochoso, tem 85 metros de comprimento, 22 metros de largura e 45 metros de altura. Está equipada com 3 grupos geradores. A sua albufeira abrange os concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro. As suas variações de nível são pouco significativas, potenciando o rio e as zonas ribeirinhas para o desenvolvimento de actividades turísticas e de lazer.

Após a construção da barragem, foi feita a introdução da Carpa que, podendo atingir acima dos 20 kg, tem a propriedade de se alimentar de tudo, fazendo a limpeza das barragens mesmo em condições precárias de oxigenação das águas. Mais recentemente, surgiram o Achigã, a Perca, a Tenca, o Lúcio (peixes carnívoros) e o Lagostim vermelho, (todos eles originários de outros países). Pode ainda encontrar-se, com abundância, a boga e o barbo e até mexilhão (idêntico ao do mar).

Durante a acção de pesca e os dois dias que lá passo, é um regalo poder ver aquilo que as cidades desconhecem: (as garças, as águias, os abutres, os milhafres, os mochos e as gaivotas), as águias em voo contínuo para atacar os pássaros em voo que é um espectáculo deslumbrante. Os mochos, ao qual aprendi de pequenino que só patrulham de noite e que desmistifiquei este meu enigma quando aqui os vi durante o dia atacar peixe á superfície e a beber água muito próximo de nós, um verdadeiro regalo.
Artigo completo no pró:

http://www.pescador.online.pt/spot.php?id=1114
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Mensagem por rngpe »

E que artigo meu deus....Quem sabe sabe.
Luis
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Excelente. =D>

Obrigado.
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Muito bom sim senhor.

Parabéns Carpa Real

=D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

um espectáculo de artigo companheiro Carlos, senhor que e segue á o CHACAL, cá para mim vai por muita gente a sonhar com Madeira :wink:
Responder