Óptimo Pesqueiro......Trutas de Viveiro fogem para rio

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Óptimo Pesqueiro......Trutas de Viveiro fogem para rio"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Como já foi referido a diferença está nas barbatanas roidas por bactérias que as atacam.

Na barragem dos pisões (e a esta não dás a volta em 5 minutos Remador) existem duas espécies de trutas. As fário - são as trutas autóctones - e as arco-íris - formam introduzidas. As trutas fário não crescem tanto como a arco-íris mas em relação ao paladar não tem comparação e quando se prende uma é ter toda a calma do mundo pois os ataques são tão violentos que se a linha da bobine não for boa... bye bye trutinha. A truta arco-íris cresce mais (atingem mais de 13 kg pois já sairam algumas com esse peso) e como cresce mais é a truta que existe nos viveiros. Como já houve fugas destas para a barragem neste momento é a truta que mais costuma sair (embora cada vez menos) e algumas de bom tamanho (entenda-se mais de 2 kg). Quando há fugas para a barragem nós, os pescadores que habitualmente aí pescamos, já sabemos se a truta é do viveiro ou das da barragem. Primeiro tem que ser truta arco-íris e depois tem que ter a barbatana caudal roída para sabermos que é do viveiro. Se isto não estiver presente é uma truta da barragem.
Avatar do Utilizador
remador
Mensagens: 347
Registado: sábado mai 27, 2006 5:29 pm

Mensagem por remador »

boas pisões

Eu sei disso, eu só estava a brincar com o aranha por ele ter dito que tinha direito a passeio de borla de ida e volta a pé a um pesqueiro, se for um pesqueiro com 3 ou mais quilomertos #- dou meia volta num raio de meio metro e fico no mesmo sitio, hehehehe, conheço a barragem dos pisões a 20 anos ja lá pesquei muitas trutas com o meu pai e amigos, tinha eu na altura 16 anos (belos tempos aqueles). o meu pai chegou a pescar trutas com 5 kilos, elas eram escuras, parecia que tinham alcatrão agarrado. Agora é só lucio perca,carpas,ect. trutas ainda há algumas, mas poucas, para não falar de bogas, que eram aos milhares na altura do verão. Mas vale sempre a pena passar por pisões,(Alto Rabagão) nem que seja só pelo passeio. Só a paísagem fala por si, e claro não devemos de deixar a cana em casa, quem sabe se não está a nossa espera um belo trofeu.
Um abraço. Boas pescarias.
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Ok

Entendido e recebido.

Com que então já tirou das nossas fário verdadeiras e de 5kg. Não é qualquer um que tira um peixe desses. Eu até hoje a maior que lá tirei foi uma fário com 4,750g e pescada com o bicho ou asticot. Foi pescada na "boca de saida" da àgua que vem de Sezelhe.

É verdade, neste momento o que mais costuma sair é lúcio-perca (e já sairam com 4 kg), carpas (muitas e de pesos consideráveis - mais de 5kg), e uma ou outra truteca, achigã, boga e raramente escalos.

Até lá
ASilva
Mensagens: 3
Registado: segunda dez 18, 2006 2:59 pm

Mensagem por ASilva »

flex Escreveu:Boas e bem vindo :D

Asilva já que percebes qq coisa de doenças de peixe será que podias explicar o que são as "lombrigas que por vezes vêm na boca dos sargos e douradas maiores? são umas minhoquitas quase transparentes e muito finnas que se alojam na cavidade bucal.... parasitas?
Conheço as doenças e os tramentos para peixes de água doce. Quanto aos peixes de água salgada já vi uma espécie de parasita chamado learnea (verme âncora) e que parece uma uma erva com as respectivas raizes. É muito provável que as "lombrigas" que vêm na boca dos sargos sejam de facto uma espécie de verme parasita. Aliás, um tubarão que se encontra no Oceanário possui um parasita agarrado à cabeça (até o filmei em Agosto passado).
Responder