Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por Ramiro »

Realgana Escreveu:se tiver a licença de caça submarina já pode apanhar minhoca á vontade que eles não chateiam.
Pracase também já ouvi essa... mas pensei que fosse treta.

Afinal é real. :119:

Teremos de apostar na futura Associação, cujo nascimento estará por horas. :fixe:
Realgana
Mensagens: 44
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por Realgana »

Sim tambem acho que a melhor via é uma grande associação que represente todos e outras associações mas duma maneira o máximo abrangente possível, já o ministro o disse numa entrevista o que nos falta é uma Federação ou outro nome qualquer.
O nosso principal problema da falta de poder é a falta de assocativismo.
Então urge criarmos mais poder através do associativismo....mas com homens e mulheres inteligentes e sensatos (isso é coisa escassa)
Continuo a achar que deve haver algumas regras.
Mas não a ponto das pessoas nem sequer poderem pescar ou andarem com medo de inflingir alguma pois são tantas e algumas tão estúpdas que o melhor era acabar com elas todas.
Mamarracho
Mensagens: 7
Registado: domingo mar 25, 2007 10:29 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por Mamarracho »

:hellllp: Boas, como já estou a viver na Madeira há 3 anos, estou um pouco (ou muito) por fora da legislação e das licenças de pesca ditas "obrigatórias" aí no continente :hummm: , é que, segundo sei, aqui na Madeira não é obrigatório tirar licença de pesca lúdica embarcada (pelo que me disseram, na pesca embarcada só é preciso o barco estar licenciado para tal) ou apeada, a não ser para pesca em rios e afins e também não me consta que haja uma legislação específica para cá. Gostaria que alguém me pudesse esclarecer mais sobre este assunto. Desde já um muito obrigado, abraços e grandes e fartas pescarias. :fixe:
gaiapesca
Mensagens: 2
Registado: domingo jul 27, 2008 8:20 am

Re: Alteração portaria 868/2009

Mensagem por gaiapesca »

Mickey1 Escreveu:
pedrolourenco79 Escreveu:3ºProibiçao de uso de engodo na pesca apeada ( lá se vai avenda de sardinha para engodar na pesca á boia!!!)
Lá se vão os Robalões do Ramirez :122: :122:

um dia destes passa a ser tambem ser obrigatorio a distancia minima de 5 metros na pesca embarcada, um pesca em cima do motor e outro na proa do barco :hahaha:
pedrolourenco79 Escreveu:5º A distancia entre pescadores passa de 10 metros para apenas 5 metros (Viva os empachanços)
Esta aqui é feita á medida da Ria de Aveiro :grrr: :grrr:

Agora é q vão ser elas :hahaha: :hahaha:
EduardoRM
Mensagens: 65
Registado: quarta jun 18, 2008 2:56 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por EduardoRM »

Eis boas notícias:
A ANPLED- Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos já existe e poderão consultar aqui a sua constituição e estatutos: http://publicacoes.mj.pt/ENHPub/p1482343.pdf .
Email de contacto: [email protected]
Também está constituida a ANOMT- Associação Nacional de Operadores Maritimo Turisticos, cujo email é:[email protected].
Esperemos que se consigam reunir esforços e, democraticamente criar força, para defender direitos e dignificar os deveres dos pescadores lúdicos e desportivos.
Sempre atento
Eduardo Mendes
Avatar do Utilizador
castor467
Mensagens: 18
Registado: domingo mar 15, 2009 8:26 pm

Re: Alteração portaria 868/2009

Mensagem por castor467 »

1º Proibiçao de uso de bicheiro a bordo de uma embarcaçao salvo quando em competiçao; (ou seja se apanharem um safio de 20 kilos no barco vãoter que o embarcar á mão!)
Já existem no mecado LIPPER FISH GRIPPER ou Lipper Locking Jaws Fish Gripper. Desculpem ser em inglês mas não sei o nome em português.
Qualquer coisa como "agarrador de peixe pelos lábios" eheheh..., que permitirão fazer o papel do bicheiro sem ser bicheiro. Alguns até com balança incorporada...

:fishcool:
Avatar do Utilizador
castor467
Mensagens: 18
Registado: domingo mar 15, 2009 8:26 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por castor467 »

apedro Escreveu:
PedrasSalgadas Escreveu:Boas

Atenção que a Portaria 296/94 de 17 de Maio já define a proibição de pescar com redes de arresto, de emalhar ou palangres em locais determinados pelas coordenadas que vêm publicadas na mesma Portaria, nos meses de Janeiro, Fevereiro e Dezembro.

Um desses locais é precisamente a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano, e estas artes de pesca não são as utilizadas pelos pescadores lúdicos nem desportivos, portanto já havia interdições à pesca comercial.


Não sabia dessa!!!!!

Acho que nem os proprios proficionais sabem!!!!

Pois é a altura que eles gostam mais de fazer esse tipo de pesca, A solução é mesmo a fiscalização por meios sufisticados.

Só uma ideia!! Se espalharmos a noticia acerca da portaria( 296/94 de 17 de Maio ), e que andam a fiscalizar noite e dia ,com potentisssimas camaras :^o , talvez os pescadores pensassem 2 vezes!!! :idea:


sempre desovavam mais uns sargos!!!!


VOu espalhar isso aki na costa vicentina :join:

Sabem sabem... Nas Berlengas também é assim, mas eles não se importam.

E não há fiscalização que lhes chegue....
Responder