O que todos deveriam ler e saber (Robalo e não só)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O que todos deveriam ler e saber (Robalo e não só)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

O que todos deveriam ler e saber (Robalo e não só)

Mensagem por Paulo »

Uma excelente participação do pduarte para a versão pró, que todos deveriam ler…

Especialmente aqueles :evil: que teimam em apanhar robalos juvenis que podem ser devolvidos à água em perfeitas condições.

Fico chateado!

Em conversa com um colega de trabalho veio a assunto - a pesca!

- Nada de novo, dizem vocês não é?!

Mas o facto é que já não pensava na pesca á pelo menos 4 anos!

E fui um grande aficionado durante uma decada!

È claro que a conversa andou á volta das tecnicas, os iscos, as marés e a lua, linhas e... claro!

- As capturas!

Não é de estranhar que no final do ameno dialogo o meu amigo me tenha convidado para uma pescaria... o gosto da pesca vem ao de cima junto
com as lembranças das boas horas passadas e das grandes pescarias...

- Aceitei, e lá fomos organizando a tão honrosa pescaria para o final de semana seguinte que coincidia com a lua nova
e com grande actividade piscicola.

Estava tudo organizado, desde o isco, canas , pesqueiro... inclusiveé lembrei-me do isco que me tinha dado maior % de sucesso - Tiagem (teagem)...

lá fui escavar um bocadito e estragar os dedos... teve de ser

- segundo me recordava ter tiagem é ter peixe no saco... quase...

Esta minha aficcion pela pesca começou quando tinha 14 anos (15 anos atraz) ... fui á pesca a um pesqueiro na zona de Colares-Sintra e usei da
sorte de principiante para tirar 6 robalitos para cima de kg... a pescar com sardinha e a engodar.

Fiquei logo com o "vicio". Passado pouco tempo já só pescava com tiagem, ia á pesca em media 2x por semana, chegando a ir 3 dias consecutivos...

sempre observei e tomei em consideração as dicas dos mais experientes, não só a nivel de tecnicas, como a nivel de "sentido ao peixe"...
aquele "saber" que é empirico e que nos advem dum observar atento do mundo que nos rodeia.

Sempre tomei em consideração as estações do ano, marés, ventos, fazes da lua e a actividade dos peixes, estado do mar, cor das aguas, expecies
nativas e os iscos a utilizar...

- Sempre tive sucesso!

- Douradas, Robalos, Sargos...etc e sempre a usar a faixa de costa entre o Guincho e a Ericeira.

Deixei-me de ir pescar por imperativos e condicionalismos da minha vida profissional. ...

Bem, mas devem estar a pensar

- "O que é que este quer perguntar, afinal?!"

Pois bem... a pesca desse final de semana foi um total fiasco... apesar de termos estado a pescar com as condições e os

iscos ideais (Teagem, Carangeija mole, buchadas de ouriço, sardinha, casulo, ameijoa) só tirei 2 Sargos semi-aceitaveis, e devolvi 1
sargeta-medalha á agua...

o meu colega fisgou um sargo e uma vieira...0.5 de peixe no total.

-Fiquei revoltado com a situação...como podia ser?

" Não ha peixe?!" perguntava eu!

Quase estive para mandar fora o material...

Duas semanas depois, decidi voltar á carga... de 8 ou 9 pescadores que vi á pesca nas horas em que eu fui, um tirou um
sargo pequeno e eu tirei uma cavala grandita...

Revoltei-me novamente e perguntei "...Mas , não há peixe?!"

È isso que pergunto meus amigos!

...lembro-me de haver peixe...

O que se passa?!

Não há peixe?!

Oiço relatos dos pescadores do Tejo a queixarem-se, barcos com canas a passear, vejo canas erguidas por essas costas fora sem
sequer um vergar de toque...

Onde andam os robalos que me traziam as alegrias de uma boa captura?!!!

O que sei é que ninguem respeita o meio ambiente...

E agora noto isso, depois de uma ausencia de varios anos das lides da pesca desportiva, o que encontrei foi o caos total...

Pescadores com idade de terem juizo a aproveitar peixe pequeno... pesqueiros completamente destruidos, cheios de linhas... caixas vazias de coreano,
garrafas... papeis, sacos de plastico, etc...

Como é que um Homem se diz pescador se não respeita o meio ambiente?!

Como pode haver individuos que não tem vergonha e pescam com azois tão pequenos que só apanham peixe juvenil???

Claro que fico chateado... quando vejo alguem a guardar no saco um cachaço (Robalete) com menos de 900g ou 1Kg... ou uma sargueta que parece
ser do tamanho de um maço de tabaco...

Sabem porque é que já quase não há Robalo???

Por causa dos pescadores... pela falta de conhecimento da especie...

Não sabem esse criminosos que o robalo demora muito tempo a atingir a maturidade?

Sei que a maior parte dor inergumenos nem sequer vai ler isto visto alguns nem sequer saberem a tabuada
quento mais mecher num computador...

Mas aqueles que sabem o que se passa podem falar com esse povo... esclarecer!!! ... libertar esses burros da maldição da ignorancia....

Temos de nos chatear meus amigos!

- temos de respeitar o calibre minimo nas pesca, principalmente na pesca do Robalo!

É fundamental conhecer bem seus hábitos e comportamentos que variam de acordo com as condições climáticas.

Um grande pescador de robalos é um grande observador, e respeita o alvo da sua pesca!

Respeite os 36 cm de calibre minimo e faça respeitar! Esclareça quem não sabe!

O "nosso" Robalo é o Robalo Europeu - dicentrarchus labrax , destinto das outras especies de robalo.

Preservar uma especie é respeitar principalmente o seu ciclo reproductivo .

Um Robalo pode viver 20 anos e atingir 1m a 1m20 de comprimento e 12 a 15 kg de peso.

O dicentrarchus labrax desova perto das zonas onde vive entre Março e Junho.

A desova tem lugar em aguas meio salobras perto de desembocaduras de rio.

Fico chateado!

A sua taxa de fertilidade é grande, podendo colocar entre 500 000 e dois milhões de ovos na postura.

Estes ovos são pelagicos, após 4 a 7 dias eclodem dando nascimento a pequenas larvas que se alimentam ferosmente.

O ciclo termina quando no inicio do outono, os novatos (cachaços) e os Robalos adultos abandonam as bocas de rio ou locais
de agua salobra para se deslocarem para os fundos.

O nosso amigo Robalo é um campeão na abituação e está muito confortavel em agua meio doce, nos estuarios e afins,
o robalo frequenta as aguas superficiais ao pé da costa podendo andar no espumão da onda que quebra na praia, ou entre
frestas e fistulas de rocha costeira onde se alimenta aguardando a sua presa.

Mas é no fundo que ele vive, todos os locais onde são vistos, como por exemplo em cardumes de 4 ou 5 individuos á tona de agua
são locais de passagem ou espera. Estes avistamentos são registados no ciclo da postura e nunca a mais de 1km e meio de uma foz de rio ou estuario.

Tambem se encontram "á caça" no fundo, escondidos por entre as algas e em zonas de acumulação de detritos naturais dentro
dos estuarios e bocas de rio a quando da desova.

O dicentrarchus labrax é um Predador, é chamado "Lobo" pelos Franceses "Loup" ou Wolf-fish pelos pescadores Ingleses.

Carnivoro voráz, quando adulto (4 anos, 1kg, 36 cm de comprimento) alimenta-se de sardinhas e anchovas em cardume preferencialmente
aquando da migração destas, mas petisca todo tipo de crustacios, anelidios, marisco e peixe pequeno, na falta das suas principais presas.

As aguas do Atlantico norte onde o Robalo Europeu habita, estão a aquecer de ano para ano o que teoricamente possibilitaria
uma melhor proliferação da especie, que prefer aguas entre os 7º e os 21º ( abaixo de 7º não se alimenta, acima dos 21º mantem-se inativo).

Mas a continua devastação da especie por parte dos pescadores profissionais e pela falta de observação do calibre minimo por parte
dos pescadores desportivos, fazem com que os 1/2 milhão de cachaços (robaletes) que cada femea adulta faz eclodir sejam poucos.

Um robalo leva 4 anos a atinjir a idade adulta, a idade adulta é quando o robalo começa a procriar.

Uma femea de dicentrarchus labrax adulta tem pelo menos 1kg de peso.

Fora da epoca da desova é quase impossivel distinguir um macho da femea da especie, um pescador pode estar a matar uma progenitora sem o saber.

A situação é a seguinte: Apesar das condições naturais serem favoraveis á proliferação do Robalo a pressaõ da pesca industrial é enorme sobre a
especie.

O calibre minimo do peixe tem de ser respeitado, e a agressividade de quem pesca ao robalo tem de ser moderada e ponderada.

Respeitem o Calibre de 36 cm ou 1kg... basta medir o robalo no seu perimetro maximo ( parte mais grossa do peixe, antes da 1 barbatana dorsal no
sentido cabeça/rabo), e se porventura apanharem um Robalo com o abdomen dilatado, é sinal que é uma femea prestes a eclodir...
coloquem na na agua independentemente do seu tamanho , sei que custa especialmente se for um belo exemplar... mas essa femea transporta mais
de meio milhão de novos robalos!

Estou certo que se o fizerem o Neptuno os recompensará! Onde anda uma femea andam sempre machos!

- Lance para o mesmo local novamente!

Muita gente pergunta qual a influencia da Lua.... Muita influencia!!!

A lua influencia o comportamento de todo um meio ambiente!

Repare - as marés ocorrem por acção da posição relativa da Lua face as coordenadas do local onde se está no planeta,
uma maré baixa em Portugal significa uma Preia-mar no local antipoda (lá para a Nova-Zelandia!)!

Não esquecer a posição do Sol, mesmo quando não visivel num ponto, ele continua a influenciar, muito mais do que a lua, todos os campos
gravitacionais e electro-magneticos da Terra.

Quando existe uma confluencia dos Campos gravitacionais do Sol e da Lua dá-se o fenomeno das grandes marés. Existe mais actividade piscicola nas
marés de maior clivagem, ou seja em que existe maior diferença entre a maré baixa e a alta por ex. 0.1 para 3.8. Onde os peixes maiores se
encontram mais á vontade para subirem até a costa e procurar as suas presas. Por experiencia propria, as noites de maior actividade de
peixe grande são os 3 primeiros dias de lua nova, pescando entre o Estofo da vazante e a maré vazia, e até ao estofo da enchente.

Para o caso tambem se tem de ter em consideração a influencia da pressão atmosferica, que influencia a cor das aguas, temperatura
das aguas e as correntes, bem como o apetite dos peixes que é influenciado por esses factores determinantes.

Estas observações são validas para a pesca do Robalo. Que é a minha especialidade.

Para outras especies outros cenarios são mais propicios, p. ex. a lua cheia para o carapau, etc!

Mas não culpem a Lua!

Somos nós que não respeitamos o Mar e as Costas, nem as Praias e menos os Peixes.


Última edição por Paulo em segunda abr 02, 2007 10:44 am, editado 1 vez no total.
coyote
Mensagens: 4
Registado: domingo mai 08, 2005 10:57 pm

Mensagem por coyote »

grande discurso tudo muito bem dito
eu tambem sou contra deixar lixo no pesqueiro
mas a cada dia que passa mais lixo la fica
e quanto mais lixo menos peixe.
sera que o pessoal que deixa o lixo no
pesqueiro ( nao tou so a falar do pessoal da pesca mas de tambem de todas
as pessoas que usam o mar ) gostam de viver e de comer num lugar
coberto de lixo e de outras porcarias .
pensem nisto quando forem para o mar.
:(
e nao se esquecam quando apanharem um peixe a baixo das medidas
regulamentares por favor devolvam ao mar.
acho que chegar a casa com meia duzia de medalhas nao nos tras
orgulho nenhum.
mais val devolvermos as medalhas ao mar e esperar por pescarias
melhores.porque se vamos a pesca para poder comer peixe mais val ir a praca.la de certeza apanham peixe em condicoes para ir o forno.
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Pois é amigo Duarte, infelizmente tem razão.
Pessoalmente batalho à perto de 5 anos contra este estado de coisas, e só um trabalho de base consegue superar e remediar esses prejuizos.
Felizmente que na pesca embarcada já se vê pescadores com etica, moral, e conhecimentos suficientes para não actuar assim, mas não basta repudiarmos a situação, temos de agir. Infelizmente ninguem acredita que o Associativismo pode contribuir para alterar esse tipo de coisas.
A postura dum pescador com as caraceristicas disso mesmo, pode criar embaraço noutros que nada são senão meros destruidores.
Por isso acho que, devemos continuar a transmitir valores aos que agora entram nesta actividade de lazer, para que mais tarde possam superar em numero os outros abstendo-me de lhes adjctivar nomes.
A Luta é dura mas nós não vergamos.
Cumprimentos da BSP
Jó Pinto :twisted:
Titanus
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 11, 2005 4:17 pm

Mensagem por Titanus »

Inteiramente de acordo com tudo, realmente é um texto que nos chega a "comover" quando o lemos. Talvez achem demais quando digo comover mas não é verdade comove mesmo, especialmente a mim que vivo o mar desde tenra idade e para quem a pesca é acima de tudo um escape pois mesmo que seja apenas uma ou duas horas com a cana na mão faz-nos esquecer de todos os problemas do dia a dia.
É tal como foi dito desde o lixo até á arrogancia ao cinismo e tudo o demais que se possa imaginar, coisas que antes eram quase tabu existirem na pesca (havia sempre uns "espertos") mas que agora são demais....
Vou começar por contarvos um episodio que se passou á bem pouco tempo comigo na praia de Sines, no sabado e aproveitando o bom tempo que na altura se fazia sentir lá fui para a praia de Sines com o meu filhote de 4 anos que já adora sentir um peixe na cana e puxalo para fora... Eram por volta das 3 da tarde lá cheguei com o meu filhote, como sempre a praia estava cheia pois estavam a apanhar umas douradas e mal se sonha com um peixe as canas até nascem uns com 4 outros com 5, lá montei duas canas para me entreter o dia estava tão bom que o miudo me pediu para ir molhar os pés, enquanto o miudo estava tendo um dia maravilhoso tirando uns peixitos e brincando na água algo de mau se passou o miudo pisou um vidro duma garrafa de cerveja e cortou a sola do pé resultado ida ao hospital e 2 pontos. Entretando desde lá para cá venho passando pela praia para ver os pescadores e cinceramente aquilo não são pescadores são selvagens pescam e deitam o lixo para a praia (pescam do passeio da marginal) anzois linhas caixas garrafas de bebidas que embatem nas rochas e se partem originando acidentes como o que ocorreu com o meu filho, sinceramente é uma vergonha.
Depois é o peixe que apanham peixitos pequenos que vale tudo pequenos e grandes vai tudopara o balde.... Como é possivel haver peixe se não existe sequer respeito???!!!
Responder