O que todos deveriam ler e saber (Robalo e não só)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O que todos deveriam ler e saber (Robalo e não só)"
na nova versão do site.

vilhena
Mensagens: 22
Registado: quinta fev 08, 2007 10:37 am

Mensagem por vilhena »

Realmente este é um dos melhores posts que já li o assunto é sério e bem verdadeiro geralmente pesco em praias mais isoladas (a busca do pesqueiro perfeito) mas o k vejo é que de isoladas n têm nada:-É lixo por todo o lado, mas o k mais me intrestece é que há sinais evidentes de sre deixado por companheiros de pesca, latas , garrafas, caixas de isco, sacos plásticos, fio e todo um avolumar de coisas k deixam a praia num estado lastimável e o pior parece k n há solução á vista. A minha pergunta é:-Será k agora k pagamos para exercer uma actividade lúdica tal como correr no parque, andar de bicicleta, ou de patins em linha ou practicar surf isso não nos dá o direito de nos organizarmos e exigir tb algumas condições? limpeza de praias fora da época balnear, designação de zonas de pesca lúdica, com acessos e condições para os amantes deste desporto, puderem fazer uso das mesmas, instalação de recipientes para recolha de detritos,etc? Tudo bem isto só por si não resolve mas para os mais "distraidos" ou preguiçosos talvez fosse um incentivo para que as coisas funcionassem um pouco melhor....


UM BEM HAJA PARA TODOS OS QUE PARTILHAM DESTAS PREOCUPAÇÕES

(prontos já desabafei....) :roll: :roll: :roll:
Avatar do Utilizador
FilipePais
Mensagens: 37
Registado: quarta out 25, 2006 3:09 pm

Mensagem por FilipePais »

Pois, também luto pelo respeito aos peixes!

Queria só acrescentar que os 36cm de medida minima de lei, para o robalo, estão abaixo dos 40cm que conferem a capacidade, ao robalo, deste se reprocuzir pelo menos uma vez na vida. Tal como o Sargo, também se deveria rever as medidas minimas.

Alem disso tambem se deveriam proteger as zonas de maternidade e até uma época de defeso pois os numeros não estão a favor de ninguem!

fica uma tabela de um estudo de medida-peso-idade do robalo:
Imagem
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Exacto... mas não só 40cm para o rabalo.

Deveria haver um aumento também para o sargo (nunca menos de 20cm) e muitas outras espécies.

E mais do que nós, os profissionais, que têm como ganha pão o peixe que apanham, deviam cumprir os tamanhos mínimos e propor a sua revisão em alta.
vilhena
Mensagens: 22
Registado: quinta fev 08, 2007 10:37 am

Mensagem por vilhena »

O problema é que não se respeitam tb as leis para a medida das redes k permite k por vezes se façam verdadeiros atentados contra a natureza, falo com algum conhecimento de causa pois o meu sogro tem uma peixaria e está bem por dentro do assunto quantas toneladas são largadas fora pelas embarcções por n terem a medida, fora aquelas k passam nas lotas misturadas com peixe de medida, depois há tb uma outra questão k são as técnicas: Como é k é possivel ainda permitirem a técnica do arrasto???? Destroi tudo! deixa o fundo do mar completamente destruido, não há abrigo para o peixe, destroi a alimentação do peixe e destroi as própias ovas, do mesmo como é k poderá completar-se o ciclo reprodutivo das espécies??Realmente este mundo deixa muito a desejar....Depois é o pescador desportivo k está a dar cabo dos ecosistemas..... DESculpas para virem chular mais dinheiro, isso sim!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

O arrasto deveria pura e simplesmente ser totalmente banido....

http://www.pescador.online.pt/livre/viewtopic.php?t=996

Continuando… o que dizer da falta de inteligência de alguns pescadores profissionais que delapidam cardumes inteiros, nomeadamente de robalo, agora nesta época tão sensível da desova.

E falta de inteligência porquê? Porque ao apanharem tantas toneladas tem de o vender na lota ao preço da chuva (algumas vezes mais barato que os robalos de aquicultura). Se fossem mais espertos, comunicavam entre si e crivam eles próprios cotas, de forma a não fazerem baixar o preço. Assim só conseguem matar a galinha dos ovos de ouro, e ainda por cima, nem dinheiro ganham por isso.
karva

Mensagem por karva »

É a ganância a atrofiar as mentes. :twisted:

Já agora uma noticia, de ontem, das nossas Autoridades.
Policia Maritima Fiscaliza Ria Formosa.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... idCanal=10

karva
Avatar do Utilizador
jcavalheiro
Mensagens: 150
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Mensagem por jcavalheiro »

Boas!
É disto que eu espero que aconteça em toda a costa, iclusivê na distância de recolha de bivaldes ao longo das praias desta mesma zona, já que os barcos da pesca com "ganchorra" não cumprem a distância regulamentada em relação á costa.
O que é , infelismente, proibido é a pesca com "ganchorra" dentro da ria. E porquê? infelizmente, porque esta arte deveria ser proibida em qualquer local do mar, já que destroi tudo á sua volta.
Fiquem bem.
Responder