Ralos - apanha

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ralos - apanha"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Ralos - apanha

Mensagem por Tainhaalgarve »

Boas
Gostava de abrir este tópico para que se falásse da apanha dos ralos.

Quais as técnicas, locais, características dos buracos, quais os utensilios legais.

As ditas bombas que se costumam usar não são legais pois não?, apesar de se encontrarem à venda nas lojas de pesca?
Caso sejam, onde nos podemos basear na legislação para nossa defesa :)

Qual o utensilio e técnica que se pode utilizar para apanhar legalmente, partindo do principio que temos licença de pesca e o destino é apenas para consumo (pesca )próprio.

Numa posterior pesquisa encontrei este video...muito bom...mas com bomba :(

http://www.youtube.com/watch?v=T7Lz0TZQ ... r_embedded

Última edição por Panca em sábado set 14, 2013 9:01 pm, editado 1 vez no total.
Razão: colocar player no site
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Ralos - apanha

Mensagem por FILIPEPC »

Boas. Sempre apanhei ralos quando vou ao Algarve. A única forma que conheço é com a bomba, sempre apanhei dessa forma.
Sim está ao que parece proibida. A última vez que lá estive é que me disseram que estava proibida, mas como não há segundo parece outra forma de... os pescadores incluindo os profissionais continuam a apanhar dessa forma.
É cada lei mais estúpida.
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Ralos - apanha

Mensagem por levi simao »

está é uma especie que aqui no algarve está a levantar polemica pois inflismento essa isca so tem uso principalmente aqui no algarve entao é dificil mover pessoal que leve a alteracao na lei como foi feita para o casulo...
mas neste momento não é possivel capturar legalmente esse animal.....
bem haver ate ha podes usar a enxada de cabo curto ou a pá e cavar as galerias (não vale o esforco) eu quando vou ao casulo com a pá e vejo as galerias nas poças dou umas cavadelas e apanho alguns mas claro eu nao vou pescar com ralos vou com casulo e alguns ralos 5 ou 6 mas para apanhar mesmo para isca a unica tecnica funcional é abomba e está ilegal...
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Ralos - apanha

Mensagem por Tainhaalgarve »

Pois e é a tal questão de quem faz as leis não está por dentro de como as coisas se processam.

Onde é que está o impacto ambiental de usar a bomba para sugar o ralo, mantendo tudo o resto inalterado, será melhor ir cavando tudo para tentar apanhar....enfim..o pior é que como eu por exemplo que ando aqui a tentar informar-me do que é permitido ou não e como devo proceder...e ao fim ao cabo o mais certo será arranjar uma bomba dessas e depois um dia destes vou só experimentar e sou apanhado e depois.... paga!...todos usam e vende-se nas lojas de pesca...mas é ilegal!! :moca:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Ralos - apanha

Mensagem por FILIPEPC »

Quem faz as leis, achas que sabe alguma coisa do que está legislar? Lol. Acredito que existam algumas pessoas pertencentes ao ministério que até tenham conhecimentos, mas o pardal que assina nem sabe provavelmente o que é um ralo, muito menos sabe como se apanha.
Cavar? Xiça atrás desses animais? Nem pensar. Dá um trabalho desmedido e mal apanhas o necessário. Com a bomba é uma limpeza.
A legislação devia sim definir limites e não proibir, mas enfim.
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Ralos - apanha

Mensagem por luipeq II »

levi simao Escreveu:está é uma especie que aqui no algarve está a levantar polemica pois inflismento essa isca so tem uso principalmente aqui no algarve entao é dificil mover pessoal que leve a alteracao na lei como foi feita para o casulo...
mas neste momento não é possivel capturar legalmente esse animal.....
bem haver ate ha podes usar a enxada de cabo curto ou a pá e cavar as galerias (não vale o esforco) eu quando vou ao casulo com a pá e vejo as galerias nas poças dou umas cavadelas e apanho alguns mas claro eu nao vou pescar com ralos vou com casulo e alguns ralos 5 ou 6 mas para apanhar mesmo para isca a unica tecnica funcional é abomba e está ilegal...
O ralo faz sucesso noutras zonas do país... na grande Lisboa, por exemplo! É um petisco que nenhum peixe recusa!

Eu nunca pesquei com ralos, mas conto fazê-lo em breve. Já me disseram que uma boa maneira d eo iscar era colocar o anzol na parte de trás do animal, deixando-o vivo... resultará?
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Ralos - apanha

Mensagem por NelsonP »

Queres fazer que tipo de pesca ?! Á boia ?!! Para espetar no rabo para ele ficar vivo para mim só faz sentido á boia.... Ao fundo não têns hipotese pois ficas com ele no lançamento :join: A forma mais fácil é com a bomba mas ,como sabemos, é proibido. É um risco que ou queres correr ou não queres :) Eu aconselho SEMPRE a não o fazerem....apesar de um apanhar o meu proprio isco
luipeq II
Mensagens: 188
Registado: domingo set 01, 2013 8:28 pm

Re: Ralos - apanha

Mensagem por luipeq II »

NelsonP Escreveu:Queres fazer que tipo de pesca ?! Á boia ?!! Para espetar no rabo para ele ficar vivo para mim só faz sentido á boia.... Ao fundo não têns hipotese pois ficas com ele no lançamento :join: A forma mais fácil é com a bomba mas ,como sabemos, é proibido. É um risco que ou queres correr ou não queres :) Eu aconselho SEMPRE a não o fazerem....apesar de um apanhar o meu proprio isco
E ao fundo, como o isco?
Responder