Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tutorial para colocar fotos no Fórum."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Mensagem por Paulo »

Como disse ontem, realmente (como disse o Pedro agora) o ideal para o site e por tabela para todos os utilizadores é tentarem colocar as imagens aqui no servidor, para isso tem de redimensionar as imagens com algum programa.

Quando tiver um tempinho faço um tutorial a exemplificar isso.

Mas para mim (para a minha carteira) o facto de se utilizar o método do site externo (indicado agora pelo Panca) até é melhor porque fico com mais espaço livre no servidor. :join:

Sendo assim e resumindo, o ideal para o site é meterem as imagens mesmo no site, têm é que as tratar primeiro - se reduzirem as imagens para por exemplo uns 640px (pixeis) na área maior e guardarem a nova versão como um JPG com uma compressão média, já conseguem ter um ficheiro relativamente leve (que ocupa menos espaço aqui no servidor).

Se for mais simples os sites externos ou se quiserem meter imagens maiores podem usem o método explicado agora pelo Panca. :fixe: Há claro é o problema indicado pelo Pedro, se esse site fechar ficamos aqui sem as imagens. :fishcool:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Mensagem por Paulo »

Como há pessoal que não sabe transformar as imagens para as conseguirem colocar no site, vou exemplificar como se faz com um programa de tratamento de imagem gratuito que há para o Windows. Se quiserem podem usar outros programas de tratamento de imagem, a lógica é a mesma, abrir, redimensionar, gravar como (JPEG), não dar uma compressão suficiente à Imagem (para o ficheiro ficar mais pequeno).

O primeiro passo é fazerem download do programa (neste endereço http://www.dotpdn.com/downloads/pdn.html ), extraiam o ficheiro e instalem:
Cliquem no link que estou a indicar com a seta
Cliquem no link que estou a indicar com a seta
Nesta janela de instalação seleccionem "Rápida" e nas Línguas escolham Português (por defeito está Inglês)
Nesta janela de instalação seleccionem "Rápida" e nas Línguas escolham Português (por defeito está Inglês)
Depois iniciem o programa carregado no respectivo icon que está no menu iniciar
Icon do programa
Icon do programa
2b.jpg (1.36 KiB) Visto 709 vezes
Este é o ambiente de trabalho do Programa
Este é o ambiente de trabalho do Programa
Abram a imagem que pretendem colocar no site, para isso no menu "Arquivo" escolham "Abrir" e localizem a imagem no vosso disco rígido.
A imagem aparece no programa depois de aberta
A imagem aparece no programa depois de aberta
Agora basta redimensionar (há várias opções para tratamento da imagem mas não vamos complicar). No menu Imagem seleccionem redimensionar.
Janela de redimensionamento, escrevam por exemplo 640 na largura (caso a imagem seja horizontal, se for vertical escrevam 640 na altura). Se não mexerem em mais nenhuma opção a outra dimensão é alterada automaticamente. Carreguem em OK. Se estiverem a criar os vossas imagens de perfil (avatar) dêem no máximo 150 pixeis na dimensão maior.
Janela de redimensionamento, escrevam por exemplo 640 na largura (caso a imagem seja horizontal, se for vertical escrevam 640 na altura). Se não mexerem em mais nenhuma opção a outra dimensão é alterada automaticamente. Carreguem em OK. Se estiverem a criar os vossas imagens de perfil (avatar) dêem no máximo 150 pixeis na dimensão maior.
Neste momento já têm a imagem redimensionada, agora devem guardar a imagem (mas com outro nome para manterem a imagem original).

Para isso vão ao menu "Arquivo" e escolham "Salvar Como"

Escolham o local onde querem guardar a imagem redimensionada bem como o nome que querem dar à mesma (Deixem como tipo de imagem JPEG). Ao clicarem em OK aparece uma outra janela.
É nesta janela que controlam o tamanho em Kb que o ficheiro vai ter, escolham por exemplo um valor de qualidade de 90, terão um ficheiro não muito grande e com uma qualidade suficiente para visualização na Internet.
É nesta janela que controlam o tamanho em Kb que o ficheiro vai ter, escolham por exemplo um valor de qualidade de 90, terão um ficheiro não muito grande e com uma qualidade suficiente para visualização na Internet.
Aqui fica o resultado do tratamento da imagem:
Imagem tratada para colocar no site
Imagem tratada para colocar no site
Para depois colocarem a imagem tratada nas vossas mensagens basta seguirem a primeira parte deste tutorial: http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =10&t=2627

Se tiverem dúvidas coloquem. :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Mensagem por Ramiro »

Para mim (sem desprimor das soluções apresentadas), o mais simples é a forma como o Pisões explicou, conforme texto abaixo. É simples e é feito com um programa já instalado no Windows. :fixe:
pisões Escreveu:Antes de abrir a foto clicas com o rato do lado direito e abrem várias janelas. Clicas em Editar e vai abrir-te a imagem no paint.

Depois vais a imagem , esticar/trocer, e aí em esticar Horizontal e Vertical colocas a 30, 40 ou 50 % em ambos. Gravas com novo nome. Agora na nova foto podes ver o peso clicando novamente com o rato do lado direito e em propriedades aparece o tamanho da foto.

Para meteres no site é só seguir e Tutorial

Espero que consigas assim
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:Para mim (sem desprimor das soluções apresentadas), o mais simples é a forma como o Pisões explicou, conforme texto abaixo. É simples e é feito com um programa já instalado no Windows. :fixe:
pisões Escreveu:Antes de abrir a foto clicas com o rato do lado direito e abrem várias janelas. Clicas em Editar e vai abrir-te a imagem no paint.

Depois vais a imagem , esticar/trocer, e aí em esticar Horizontal e Vertical colocas a 30, 40 ou 50 % em ambos. Gravas com novo nome. Agora na nova foto podes ver o peso clicando novamente com o rato do lado direito e em propriedades aparece o tamanho da foto.

Para meteres no site é só seguir e Tutorial

Espero que consigas assim
Os problemas dessa solução são três (sem contar com o pessoal que apesar disso estar escrito não conseguir ou não reparar nessa explicação), nem sempre é o paint (que vem com o windows) que vai abrir a imagem quando se faz esse editar, pode ser outro programa qualquer que esteja associado. Além disso as versões mais antigas do paint não permitem gravar como JPG.

Mas de qualquer forma quem tem o paint mais recente (Vista, Seven) pode experimentar o processo é o mesmo que o Pisões indicou, mas aconselho a mudar para Pixíes para não andarem com percentagens que podem gerar ficheiros grandes de mais na mesma.

De qualquer forma aqui continua a haver sempre o terceiro problema (que para mim é o mais importante), não se pode dar compressão ao JPG quando se grava pelo paint, só para terem um ideia vejam o mesmo JPG de há bocado agora gravado com o paint:
+ 30kb que o anterior - e a imagem é escura se fosse clara a diferença seria maior. Além disso caso esta imagem fosse mais clara com os tais 640px de largura certamente ao ser gravada no paint teria mais que os 100kb de limite. A solução seria criar um ficheiro ainda mais pequeno (em pixeis), o que afinal não seria necessário caso se usasse um programa que gerisse a compressão do JPG.
+ 30kb que o anterior - e a imagem é escura se fosse clara a diferença seria maior. Além disso caso esta imagem fosse mais clara com os tais 640px de largura certamente ao ser gravada no paint teria mais que os 100kb de limite. A solução seria criar um ficheiro ainda mais pequeno (em pixeis), o que afinal não seria necessário caso se usasse um programa que gerisse a compressão do JPG.
Estes 30Kb a mais são numa imagem, em 10 imagens são 300Kb, em 100 imagens são 3MB e em 1000 imagens são 30Mb a mais no servidor, por isso é que acho importante usarem programas que permitam gerar a melhor compressão possível em termos de qualidade vs tamanho do ficheiro.
Versão criada com o programa que sugeri, já se nota na imagem alguma compressão, mas está ainda perfeitamente aceitável, têm apenas 34Kb ou seja praticamente menos 60Kb que a versão criada com o Paint normal.
Versão criada com o programa que sugeri, já se nota na imagem alguma compressão, mas está ainda perfeitamente aceitável, têm apenas 34Kb ou seja praticamente menos 60Kb que a versão criada com o Paint normal.
conquilha
Mensagens: 13
Registado: segunda ago 29, 2011 4:36 pm

Re: Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Mensagem por conquilha »

Boas,Bom Trabalho.
Obrg
Cump
Pedro
MUITO COMPLICADO
Mensagens: 53
Registado: domingo fev 26, 2012 11:08 pm

Re: Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Mensagem por MUITO COMPLICADO »

e agora, alguem me conta como reduzo o tamanho? p/ex o meu avatar não entra.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Mensagem por Panca »

MUITO COMPLICADO Escreveu:e agora, alguem me conta como reduzo o tamanho? p/ex o meu avatar não entra.
Esta complicado :hahaha: :hahaha: :hahaha: não aguentei :join:

Olha se procurares pela net fora existem vários programas e gratuitos que consegues redimensionar as fotos mas se não conseguires manda para mim o meu email esta no meu perfil :fixe:
MUITO COMPLICADO
Mensagens: 53
Registado: domingo fev 26, 2012 11:08 pm

Re: Tutorial para colocar fotos no Fórum.

Mensagem por MUITO COMPLICADO »

eu gostava de pôr um avatar, mas não sei ruduzir o tamanho . e como está não entra.
alguem dá jma dica?
Responder