Apanhar percebas

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Apanhar percebas"
na nova versão do site.

percebeiro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 21, 2013 3:13 pm

Apanhar percebas

Mensagem por percebeiro »

Olá a todos :olaaa: ,
preciso de ajuda (sou um totó :huuum: ) para apanhar percebas.
No campo de pesquisa procurei percebas e percevas mas só encontro temas relcionados com isco.
A minha ideia é mesmo apanhar percebas aqui em VN Gaia, entre Canidelo e a praia da Granja. Alguém me pode ajudar? [-o< E que tipo de licença tenho de tirar? Onde onde é o melhor local? E que material devo levar?
Obrigado malta!
Abraço
Pedro o percebeiro
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Apanhar percebas

Mensagem por DCautosport »

percebeiro Escreveu:Olá a todos :olaaa: ,
preciso de ajuda (sou um totó :huuum: ) para apanhar percebas.
No campo de pesquisa procurei percebas e percevas mas só encontro temas relcionados com isco.
A minha ideia é mesmo apanhar percebas aqui em VN Gaia, entre Canidelo e a praia da Granja. Alguém me pode ajudar? [-o< E que tipo de licença tenho de tirar? Onde onde é o melhor local? E que material devo levar?
Obrigado malta!
Abraço
Pedro o percebeiro
Aqui para a minha zona chamam-se Percebes....
Vê lá se é isso!?
Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Re: Apanhar percebas

Mensagem por Abel_Sousa »

percebeiro Escreveu:Olá a todos :olaaa: ,
preciso de ajuda (sou um totó :huuum: ) para apanhar percebas.
No campo de pesquisa procurei percebas e percevas mas só encontro temas relcionados com isco.
A minha ideia é mesmo apanhar percebas aqui em VN Gaia, entre Canidelo e a praia da Granja. Alguém me pode ajudar? [-o< E que tipo de licença tenho de tirar? Onde onde é o melhor local? E que material devo levar?
Obrigado malta!
Abraço
Pedro o percebeiro
Boas
Eu moro em canidelo, mas a praia que conheço bem é a da Madalena, pois cresci lá e só à pouco tempo é que me mudei para Canidelo.
Na praia de Salgueiros es capaz de arranjar alguma coisa, ali na zona do Mar-à-vista.
Na Madalena tens umas pedras que costuma haver muitas e mexilhão tb.
Essas são:
Entre os Restaurantes Marbelo e Tapas. ( Atenção que se fores apanhar para uma pedra muito grande que fica um pouco mais afastada da praia que se situa em linha reta em frente à rua do Cerro, esse local tem muita corrente e é bastante fundo só com baixas mares grandes e mar muito calmo, já lá ficaram alguns.) Agora aí apanhas boas percevas, grande mexilhão, por vezes bons polvos e tb boas navalheiras e até sapateiras, mas cuidado!!! Essa pedra tinha o nome de Caneiro agora não sei,pelo menos era assim que chamavamos...
Depois tens a pedra da eira, que fica mais para a esquerda. Aí a uns 200m do bar vibrações +\- em frente ao Piriri.
Aquilo tem a praia e é só pedra à tua frente. Andas em direção ao mar por cima das pedras e vais ver duas zonas que tem um banco de areia por trás disso há umas pedras que por norma estão sempre carregadas delas. Agora como disse anteriormente, tem cuidado com o mar. Apesar daí ter a vantagem de o mar te deixar estar mais um bocado. Tb excelente zona para o polvo navalheiras e mexilhão.
De resto não sei mais sitios em pormenor.
Tens em Valadares em frente ao antigo rocky point, Sr. da Pedra, Aguda, mas ai nao conheço as correntes do mar.
O maior problema é a agua estar sempre gelada, é que nem fria esta :grrr:
Para a apanha acho que uma espatula ou uma boa faca para as arrancar e um saco de rede fina para as guardar.
Em relação à licença penso que a normal de pesca apeada serve perfeitamente. Agora acho que não podes é trazer mais de 3 Kg.
E ainda em relação à licença eu acho que só precisas pq estas a recorrer a utensílios para as tirar das rochas, pq senão até acho que não precisavas.
Mas isso não sei bem.
De certeza que há alguem aqui que sabe bem melhor do que eu essas regras.
Abraço.
Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Re: Apanhar percebas

Mensagem por Abel_Sousa »

Já agora, se gostares de pescar com cana ao fundo ou bóia, essas zonas que te indiquei são óptimas para apanhar bicha da areia e da pedra.
Cumprimentos
percebeiro
Mensagens: 3
Registado: sábado dez 21, 2013 3:13 pm

Re: Apanhar percebas

Mensagem por percebeiro »

Abel,
Fantástico. Foi um cruso quase que me deste.. mais informação ñão era possível!!
e para o frio usas fato de mergulho ou vais mais por uma roupa apropriada?
Abraço
Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Re: Apanhar percebas

Mensagem por Abel_Sousa »

Boas
Eu por incrivel que pareça e apesar de gostar imenso de marisco, não tenho por hábito apanhar percevas. Prefiro estar a pescar de cana.
As vezes é que qd ando a apanhar bicha e encontro umas navalheiras é que as trago.
Mas vejo a malta a usar fato de mergulho ou de surf.
Como te disse anteriormente só conheço mesmo é a praia da Madalena bem. Gostava de poder ajudar mais, mas não quero levar-te ao engano.
Abraço
Responder