Cana e carreto spinning

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana e carreto spinning"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
andre_05
Mensagens: 623
Registado: domingo ago 14, 2011 5:52 pm

Re: Cana e carreto spinning

Mensagem por andre_05 »

jdurao9 Escreveu:Boas

Para o achiga uso carretos de casting. Por isso esta fora de questão usar esses carretos.
Tenho um Quanto qvex para a pesca á boiá que apesar de ser um carreto que nunca me deu problemas não me inspira confiança na pesca de mar. Um pouco de sal sabe-se lá o que acontece... :nono:

Não há por aqui ninguém que seja da Ericeira que me possa dar umas luzes ?
Sou tão totó que nem percebo o que é agua tapada... Quando olho pro mar a agua parece-me... azul :122: ehehe

Em aguas interiores também se segue essa lógica.. aguas escuras, amostras escuras. Aguas claras amostras claras.
Para usar com uma cana Shimano Scimitar AX300H que peso nos cabeçotes tenho que usar ? Visto que a cana tem acção de 15-60 um de 40g certo ?

Obrigado e abraços :fixe:
quanto ao carreto apesar de nao ser a minha area como ja tinha referido, posso te dizer que sofre muito desgaste se logo se apostares em poupar no carreto pelo pouco que leio vais acabar por comprar outro melhor por outras palavras gastas duas vezes dinheiro.


sites tens :

lojatudopesca.com
idealtorrense.com
casafavais.com

A mais mas normalmente mando vir deste a confianca.
Avatar do Utilizador
Orzan47
Mensagens: 41
Registado: segunda set 30, 2013 10:43 pm

Re: Cana e carreto spinning

Mensagem por Orzan47 »

jdurao9 Escreveu:Boas

Para o achiga uso carretos de casting. Por isso esta fora de questão usar esses carretos.
Tenho um Quanto qvex para a pesca á boiá que apesar de ser um carreto que nunca me deu problemas não me inspira confiança na pesca de mar. Um pouco de sal sabe-se lá o que acontece... :nono:

Não há por aqui ninguém que seja da Ericeira que me possa dar umas luzes ?
Sou tão totó que nem percebo o que é agua tapada... Quando olho pro mar a agua parece-me... azul :122: ehehe

Em aguas interiores também se segue essa lógica.. aguas escuras, amostras escuras. Aguas claras amostras claras.
Para usar com uma cana Shimano Scimitar AX300H que peso nos cabeçotes tenho que usar ? Visto que a cana tem acção de 15-60 um de 40g certo ?

Obrigado e abraços :fixe:

Boas.

Quanto ao sal é fazeres a manutenção do carreto. Se levou com agua salgada lavas com água doce e depois é o costume, lubrificar verificar a proteção de gordura/vaselina e se necessário colocar nova, etc.
Como te disse, se só vais fazer isso de vez em quando não sei se vais necessitar de gastar mais uns euros nisso. E além disso quem te disse que carretos de casting não servem?! :join: Depende é do carreto.... Se realmente quiseres um carreto, e atendendo à frequência com que vais, recomendo-te este Shimano Catana por €38:
http://www.pescamania.pt/Shimano-Catana ... ning-pesca
http://www.casafavais.com/pt/produto.ht ... ory_id=134

Água tapada é quando tem muito sedimento. Depois de uns dias de mar agitado, todo o sedimento que está no fundo vem ao de cima (comidinha pro peixinho.... :hahaha: )

Sim zagaias e cabeçotes entre 20-50g

Abraço
Avatar do Utilizador
jdurao9
Mensagens: 13
Registado: quarta nov 20, 2013 11:20 am

Re: Cana e carreto spinning

Mensagem por jdurao9 »

Boas

Os meus carretos de casting não os meto no mar. ehehe
Se as vezes a lançar em agua doce já faço cabeleira com mono filamento imagino com multi...

Para mim o catana é lixo mesmo. Já tive um e passado pouco tempo "colou"... Alguma peça partida não sei.
Acho que um exage é boa compra. Depois sempre posso usa-lo a tirar uns basses ou o que calhar. ;) Pelo menos muitos amigos meus tem exage e não se queixam, ja o catana...

Hmmm então devemos ir ao robalos quando a água esta tapada certo ?
Quando o mar está bravo deve-se trabalhar a amostra depressa ?

Abraços e obrigado
Avatar do Utilizador
Orzan47
Mensagens: 41
Registado: segunda set 30, 2013 10:43 pm

Re: Cana e carreto spinning

Mensagem por Orzan47 »

O exage é sem dúvida superior ao catana claro. Mas como só vais durante alguns dias por ano.... Tens é de fazer manutenção quando saires de uma sessão de pesca.
Mas sim, o exage é uma boa compra fica é o dobro do preço desse. Podes tentar ver usados e até se calhar encontras melhor que o exage se estiveres disposto a dares mais uns euros.

Ao mar vais quando der, quer esteja tapado ou não :join: Normalmente depois de o mar estar agitado e acalmar é bom, porque todo o alimento que pode servir para o robalo pode estar aí depositado, bem como, alimento para as presas dele (pequenos peixes, crustáceos, etc)

Isso é relativo, depende da amostra e de como ó mar está a trabalhar. Tens de ver a corrente, períodos de onda, vento, zonas de rocha para não prender muito e sobretudo os caneiros/agueiros para tentares trabalhar a amostra dentro desse espaço. Mas o trabalhar é essencialmente o mesmo de águas interiores, stop and go, walk the dog.... Mais ou menos depressa depende das condições acima. Mas muito depressa normalmente não dá bom resultado.

Abraço
Avatar do Utilizador
jdurao9
Mensagens: 13
Registado: quarta nov 20, 2013 11:20 am

Re: Cana e carreto spinning

Mensagem por jdurao9 »

Boas

Por principio será um exage. A não ser que encontre um bom negocio nos usados :fixe:

Acho que o melhor é ir mesmo para o mar e tirar as conclusões. Aos basses naqueles dias em que achamos que esta tudo contra (vento, etc...) as vezes temos uma bela surpresa. Não sei se no mar é assim. Os robalos no inverno andam +\- a que profundidades ?
O walk the dog é uma técnica de superfície. A pesca do achiga é bastante mais lenta com vinil. Normalmente os ataques dão-se quando a amostra está parada. Pelos vídeos que tenho visto a pesca com vinil no mar é bastante mais rápida e os ataques normalmente dão-se quando a amostra vai em queda. Estou certo ?

Em relação á leitura do mar tenho que encontrar alguém que me dê umas explicações na Ericeira.

Pergunta de totó: o que é um caneiro ?? :join:

Abraços
Luis.d
Mensagens: 26
Registado: quinta jun 13, 2013 10:54 am

Re: Cana e carreto spinning

Mensagem por Luis.d »

Boas, tenho exactamente esse conjunto de material, uma cana shimano scimitar de 3 metros de accao 15- 60 e um exage 4000 fd, e trabalham na perfeicao um com o outro, custa um bocado, mas compensa... por isso aconselho
abraco
Avatar do Utilizador
jdurao9
Mensagens: 13
Registado: quarta nov 20, 2013 11:20 am

Re: Cana e carreto spinning

Mensagem por jdurao9 »

Boas

Acabei por fazer negocio de um carreto saragosa 3000f de um amigo meu aqui da zona por um preço muitooooo bom :join:

Passou pouco do orçamento mas acho que fico muito bem servido. Agora só falta a scimitar para ir fazer os lançamentos :fixe:

Abraços
Avatar do Utilizador
Orzan47
Mensagens: 41
Registado: segunda set 30, 2013 10:43 pm

Re: Cana e carreto spinning

Mensagem por Orzan47 »

jdurao9 Escreveu:Boas

Por principio será um exage. A não ser que encontre um bom negocio nos usados :fixe:

Acho que o melhor é ir mesmo para o mar e tirar as conclusões. Aos basses naqueles dias em que achamos que esta tudo contra (vento, etc...) as vezes temos uma bela surpresa. Não sei se no mar é assim. Os robalos no inverno andam +\- a que profundidades ?
O walk the dog é uma técnica de superfície. A pesca do achiga é bastante mais lenta com vinil. Normalmente os ataques dão-se quando a amostra está parada. Pelos vídeos que tenho visto a pesca com vinil no mar é bastante mais rápida e os ataques normalmente dão-se quando a amostra vai em queda. Estou certo ?

Em relação á leitura do mar tenho que encontrar alguém que me dê umas explicações na Ericeira.

Pergunta de totó: o que é um caneiro ?? :join:

Abraços
Boas

Pá eles agora começam a encotar mais para as desovas até Março/Abril +/- é nestes meses que tiramos bons exemplares.
Tens este site que te pode dar mais indicações sobre robalos e comportamento: http://www.pescacomamostras.com/index.p ... esova.html
Podes usar walk the dog com os passeantes se o pesqueiro permitir ou não tiveres outra solução.
Velocidade é como te disse depende das condições e spot.

Caneiro ou canal são normalmente lugares onde possam ocorrer correntes de terra para o mar e vice versa, normalmente perpendiculares à praia. Onde, devido aos efeitos dessas correntes são boas para a alimentação dos peixes.
Responder