Totozice com camarões

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Totozice com camarões"
na nova versão do site.

jorban
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 17, 2009 9:12 pm

Re: Totozice com camarões

Mensagem por jorban »

fdp Escreveu:BOAS COSTA !! :fixe:
Panca Escreveu:Mas cuidado com a PM, aqui ja lixaram alguns
Como assim camarada ? :huuum:
Explica aí a situação !! :fixe:
boas
porque só podes apanhar o camarão a mão ou com linha de pesca.
se andares la com camaroeiro e a pm passar pode sair caro
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Totozice com camarões

Mensagem por Andrezio »

Pois recomendaram isca-los vivos para o robalo.Esse truque do garrafão é como.Dá para apanha-los de dia ou é só de noite?
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Totozice com camarões

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,
jorban Escreveu: boas
porque só podes apanhar o camarão a mão ou com linha de pesca.
se andares la com camaroeiro e a pm passar pode sair caro
Esta informação é errada.

Para quem tem licença de pesca apeada, pode usar os utensilios previstos na Portaria n.º 144/2009, de 5 de Fevereiro que passo a citar:

UTENSÍLIOS DE PESCA APEADA:
Camaroeiro - utensílio constituído por um cabo, e um aro, ao qual é fixada rede simples, com malhagem mínima de 16 mm;
Malhada - aparelho constituído por uma cana, sem qualquer anzol, no extremo da qual é colocado um isco, quer amarrado, quer com o auxílio de uma pequena bolsa de rede, podendo ser utilizado um camaroeiro como auxiliar da pesca;
Pá ou enchada de cabo curto - utensílio constituído por uma lâmina metálica e um cabo, usado como instrumento auxiliar da recolha de poliquetas para isco.

A pesca lúdica apeada, que pode ser exercida mediante licença, pode ainda ser exercida com a arte de malhada, bem como com os utensílios: faca de mariscar, camaroeiro e pá ou enxada de cabo curto.
A apanha lúdica apenas pode ser realizada manualmente, não sendo permitida a utilização de qualquer arte de pesca ou utensílio, podendo o praticante ser portador de dispositivo tipo bolsa ou balde, que sirva exclusivamente para o transporte dos exemplares apanhados.
Na pesca submarina, como equipamento de captura apenas pode ser utilizada uma espingarda submarina, ou seja, pode ser utilizado um utensílio de mão ou de arremesso, cuja respectiva força propulsora não é devida a poder detonante resultante de substância química ou a gás artificialmente comprimido, tendo como único projéctil permitido uma haste ou arpão com uma ou mais pontas.


Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Totozice com camarões

Mensagem por nunopontes »

Aqui pelos lados do porto é comum encontrar camarao vivo nas casas de pesdca mas mais no Verão, quando o robalo entra em grande pelo rio, no inverno é bem mais dificil de venderem, podes sempre pegar em sacos de lona "besuntar" com sardinha e ir á caça dos bixos ou tb com armadilhas(naças ou nassas ) nao sei qual a maneira correcta
:fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Totozice com camarões

Mensagem por bladerunner »

fdp Escreveu:BOAS !! :fixe:
TALIBAN Escreveu:Aqui na minha zona existem casas de pesca, que vendem camarita, camarão, carangueijo pilado e de dois cascos, entre outros iscos vivos.
Por aqui também havia , mas mais tarde deixaram-se disso !!
A ultima que me recordo a fazê-lo será um local onde alguns de vós da «embarcada» já terão
tomado o pequeno almoço !! :hahaha:
O bar do Clube Naval da Ericeira há alguns anos atrás tinha um aquário de iscos vivos !!
O projecto «caiu por terra» porque quem sabia o VALOR desses iscos , também sabia onde os
iria apanhar , e quem não sabia ... TAMBÉM NÃO COMPRAVA !! :huuum:
O objectivo deste tópico será que alguém explique a diferença entre camarão/camarinha
e até à data ... :huuum: :huuum: :huuum:
Boas,

Também gostava de saber... :hummm: será a camarinha camarão do rio? Aqui na zona chamamos de "cabra" ao camarão cinzento do rio.

Abraço
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Totozice com camarões

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
Falei com alguns camaradas aquáriofilistas que também pescam e a informação é pouca !!
Artrópodes , 5 pares de patas , existem de água salgada e também doce !! :huuum:
bladerunner Escreveu: será a camarinha camarão do rio? Aqui na zona chamamos de "cabra" ao camarão cinzento do rio.
Disseram-me que pela zona de Aveiro existe um camarão pequeno a que chamam «cabra» , e mais
para baixo camarinha ou camarita ! :huuum:
Não encontrei informação acerca da diferença entre camarinha e camarão para além daquilo
que mencionei , O TAMANHO !!
Aqui pela zona apanho e isco «vivo» com aquilo que chamamos camarinha ou «camarão da poça» !!
DSCN1250.JPG
DSCN1250.JPG (89.07 KiB) Visto 725 vezes
FIQUEM TODOS BEM !! :fixe:
Alexandre Manuel
Mensagens: 82
Registado: quarta mai 25, 2011 11:20 am

Re: Totozice com camarões

Mensagem por Alexandre Manuel »

Boas

Vou dar a minha opinião, baseado na minha pequena experiência.
Julgo que são exactamente a mesma espécie (camarinha e camarão) o vulgar camarão da costa.
Sou do tempo de apanhar legalmente camarão desde a Ponte do Freixo até aos pilotos do Douro, cheguei inclusive a fazer umas boas petiscadas com a minha familia, mas nessa altura em duas horitas com 10 sacos feitos por mim e pelo meu pai, enchiamos um balde.
Mas tambem já apanhei em Aveiro a chamada camarita que em meu ver é igualzinho excepto o tamanho e o nome que a malta de lá lhe dá. E o proçesso de apanha é com um camaroeiro.

Boas pescarias
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Totozice com camarões

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
Alexandre Manuel Escreveu:Julgo que são exactamente a mesma espécie (camarinha e camarão) o vulgar camarão da costa.
Estou de acordo !! :fixe:
Aqueles no balde da foto rondam entre os 4/6 cm , e com três ou quatro iscados vivos como deve
ser , considero uma isca de excelência para qualquer espécie !!
Independentemente do método de captura :wink: , da forma como o faço , no fim da minha jornada
de pesca todos os que não utilizo são DEVOLVIDOS VIVOS pois sei que posso apanhar muitos mais ,
como tal penso não haver necessidade de desperdiçar !!
Apenas no caso de na próxima tencionar mudar para um pesqueiro onde sei que não é possível a apanha , recorro a métodos de conservação !!

FIQUEM TODOS BEM !! :fixe: :fixe:
Responder