Engodar

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Engodar"
na nova versão do site.

Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Engodar

Mensagem por Andrezio »

Boas quero vos perguntar isto.Como engodam numa praia ou num molhe?Na praia já ouvi falar em sacos de sardinha presos a estacas, mas gostava de saber a vossa opinião.Num molhe do lado do rio(caso tenha) não da engodar, certo?devido a corrente???
Avatar do Utilizador
andre_05
Mensagens: 623
Registado: domingo ago 14, 2011 5:52 pm

Re: Engodar

Mensagem por andre_05 »

Andrezio Escreveu:Boas quero vos perguntar isto.Como engodam numa praia ou num molhe?Na praia já ouvi falar em sacos de sardinha presos a estacas, mas gostava de saber a vossa opinião.Num molhe do lado do rio(caso tenha) não da engodar, certo?devido a corrente???
depende daquilo que queres é coisa que nunca exprementei fazer mas em certas vertentes de pesca a quem o faça, só por curiosidade qual é a tua?


ab
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Engodar

Mensagem por Andrezio »

Na praia é para pescar ao fundo.Nos molhes à boia.Penso que nos molhes do lado do mar seja semelhante à rocha, não?
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Engodar

Mensagem por fdp »

BOAS CAMARADA ANDREZIO !! :fixe:
Engodar é algo mais que atirar sardinha moída (ou outro) para dentro de água !!
À custa do engodo tanto podes fazer uma excelente pescaria , como ARRUINÁ-LA por completo !!
No meu caso a forma como moo o engodo depende do pesqueiro e da espécie alvo !!
Andrezio Escreveu:Boas quero vos perguntar isto.Como engodam numa praia ou num molhe?Na praia já ouvi falar em sacos de sardinha presos a estacas, mas gostava de saber a vossa opinião.Num molhe do lado do rio(caso tenha) não da engodar, certo?devido a corrente???
Faz 3 ou 4 lançamentos sem engodar para veres o «trabalhar» da bóia e assim tentar perceber a tendência das correntes no pesqueiro !!
Se a corrente for fraca deita uma ou duas colheradas numa pedra seca recuada onde o mar o venha
«lavar» lentamente , e tenta ver onde a bóia «encosta» , é aí que pescas !!
Se a corrente for média podes utilizar «bolas» de engodo misturado com terra , que se desfazem
lentamente no fundo , e ao deixares a bóia seguir a corrente também estás a seguir o engodo !!
Isto só funciona se estiveres sozinho no pesqueiro e te puderes movimentar de um lado para o
outro para te permitir «trabalhar» a tua pesca !!
Podes também utilizar um «engodador de margem» , a corrente leva o «cheiro» mas o peixe
segue-o até à origem , e «essa» está atada na outra ponta da corda aos teus pés !!
Se a corrente for forte , não engodes pois não te serve de nada e podes estar a engodar o
pesqueiro do «vizinho» , nesse caso se ao fim de uns quantos lançamentos não tiveres resultados ...
Muda de pesqueiro !! :huuum:
Espero ter ajudado !!
FICA BEM !! :fixe:
Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Engodar

Mensagem por rasta »

estou como o amigo fdp te diz tudo depende da corrente do pesqueiro :fixe: mas em molhos e sempre mais difcil de o engodo funcionar na perfeiçao :fixe:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Engodar

Mensagem por fdp »

BOAS !! :fixe:
rasta Escreveu:estou como o amigo fdp te diz tudo depende da corrente do pesqueiro mas em molhos e sempre mais difcil de o engodo funcionar na perfeiçao
DE ACORDO ! Molhes e pontões são sempre «manhosos» !!
Por isso mesmo digo e repito :
Mais vale conhecer BEM dois ou três pesqueiros , os seus fundos e correntes , do que andar a
«saltitar» sem saber a «quantas andas» ! :hahaha:
FIQUEM BEM !! :fixe:
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Engodar

Mensagem por Andrezio »

Ok!Obrigado

Para ter noção de quantos kgs de sardinha se gasta, para umas4/5 horas de pesca quantos kgs de sardinha se gasta.Eu costumo ir à lota em Portimão recolher o peixe que anda lá para o chão posso levar também cavalas para fazer o engodo e outros pexies ou o engodo é so mesmo à base da sardinha.
Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Engodar

Mensagem por rasta »

Andrezio Escreveu:Ok!Obrigado

Para ter noção de quantos kgs de sardinha se gasta, para umas4/5 horas de pesca quantos kgs de sardinha se gasta.Eu costumo ir à lota em Portimão recolher o peixe que anda lá para o chão posso levar também cavalas para fazer o engodo e outros pexies ou o engodo é so mesmo à base da sardinha.
um bom balde serve perfeitamente :fixe:
Responder