Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nó em anzol de argola é o mais seguro ?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Joao Rodrigues »

Avatar do Utilizador
Luis Ponte
Mensagens: 40
Registado: sexta ago 09, 2013 9:32 am

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Luis Ponte »

Panca Escreveu:Companheiro gostos são gostos mas quanto a mim se for anzol grande, ou seja de 1/0 e por ai fora quanto a mim nada melhor que fazer um nó trilene :fixe:



http://www.youtube.com/watch?v=8PCDFHq8kr0 para o amigo soares fica o link :join:
Concordo consigo na parte de gostos são gostos , mas fazer esse nó em linha monofilamento é muito diferente do que fazer em linha multifilamento como demonstras-te , e também foste bem claro que usas para anzois grandes o que facilita muito , de qualquer forma obrigada por me teres mostrado mais uma maneira de empatar um anzol . Um abraço .
Avatar do Utilizador
Jazz
Mensagens: 54
Registado: terça set 10, 2013 10:35 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Jazz »

Eu uso o nó palomar para tudo o que tenha argola:

http://youtu.be/iTmh6mfEoMI

O nó que mostraram no início do tópico, que se usa para os anzóis de pata, experimentei-o hoje, mas como fica uma das pontas viradas na direcção do gancho do anzol, não consigo enfiar a bicha até à linha.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por joaonumberone »

Jazz Escreveu:Eu uso o nó palomar para tudo o que tenha argola:

http://youtu.be/iTmh6mfEoMI

O nó que mostraram no início do tópico, que se usa para os anzóis de pata, experimentei-o hoje, mas como fica uma das pontas viradas na direcção do gancho do anzol, não consigo enfiar a bicha até à linha.
o trilene é menos grosso
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por jm_araujo »

E o Palomar se não se arrumam as voltas bem pode ficar frágil. É um nó simples mas para executar bem requer algum treino, e com linhas finas é tramado.

O Trilene não é muito mais complicado, e é muito difícil ficar mal feito.
Avatar do Utilizador
Jazz
Mensagens: 54
Registado: terça set 10, 2013 10:35 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Jazz »

Ok, registado, vou experimentar o trilene a ver como me dou!
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Panca »

Jazz Escreveu:Ok, registado, vou experimentar o trilene a ver como me dou!
Tudo que tenha argola uso o trilene, fácil e como já foi referido dificilmente calha mal e até á data nunca me deixou ficar mal :fixe:

p.s. só não esquecer antes de dar o aperto final de dar a bela lambidela :join: :join:
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por tvaranda »

O nó que o Luís Ponte mostrou é fixe e parece bem resistente, mas é necessário ter as duas pontas da linha livres, o que às vezes não acontece e é chato ter de cortar a outra ponta só para poder fazer o nó...
O Palomar é porreiro porque é facílimo de fazer e pelos vistos muito resistente. Também gosto, desde que o olhal do anzol seja largo o suficiente para passar a linha dobrada, o que em anzóis pequenos às vezes não dá ou é difícil. Também dá bem para os destorcedores, mas é preciso que estes estejam soltos, porque se tiverem uma linha na outra ponta já não dá!
O Trilene também é o que uso mais, não acho nada difícil e dá para tudo o que tem argola, sejam anzóis ou destorcedores, estejam estes livres ou já montados. Acontece que não o acho assim tão resistente. Ou então sou eu que não os faço bem :huuum:
Já por várias vezes prendi a pesca nas rochas e ao soltar-se vem a linha enroladinha no final, vendo-se bem que foi o nó que se soltou. Aqui há dias aconteceu uma cena caricata: tiro um peixe, e quando o vou a pousar no chão ele cai com o anzol embuchado separado da linha - voltou a soltar-se o nó!
Vocês apertam muito o nó? Eu tenho ideia que não se deve apertar muito, se calhar devo forçar um bocado mais, não?
Responder