Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nó em anzol de argola é o mais seguro ?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Jazz
Mensagens: 54
Registado: terça set 10, 2013 10:35 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Jazz »

Essa foi a experiência que tive com o trilene das primeiras vezes que o usei, tu até estavas comigo, tvaranda. Mas deve ser má execução, dois nabiços a ajudarem-se um ao outro é o que dá!
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Panca »

tvaranda Escreveu: O Trilene também é o que uso mais, não acho nada difícil e dá para tudo o que tem argola, sejam anzóis ou destorcedores, estejam estes livres ou já montados. Acontece que não o acho assim tão resistente. Ou então sou eu que não os faço bem :huuum:
Já por várias vezes prendi a pesca nas rochas e ao soltar-se vem a linha enroladinha no final, vendo-se bem que foi o nó que se soltou. Aqui há dias aconteceu uma cena caricata: tiro um peixe, e quando o vou a pousar no chão ele cai com o anzol embuchado separado da linha - voltou a soltar-se o nó!
Vocês apertam muito o nó? Eu tenho ideia que não se deve apertar muito, se calhar devo forçar um bocado mais, não?
Não podes estar a dar bem o nó de certeza, olha passa duas vezes na argola e depois das 3 a 4 voltas na linha e claro tens de apertar bem com força mesmo, olha que já me prendeu muitas vezes nas pedras e nunca partiu pelo nó :fixe:

http://www.animatedknots.com/trilene/in ... dknots.com podes ver ai os passos todos mas como eu digo se quiseres mesmos segurança passa duas vezes pela argola :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Panca »

Jazz Escreveu:Essa foi a experiência que tive com o trilene das primeiras vezes que o usei, tu até estavas comigo, tvaranda. Mas deve ser má execução, dois nabiços a ajudarem-se um ao outro é o que dá!
:hahaha: :hahaha: tá boa essa :fixe:
no_trilene.jpg
no_trilene.jpg (18.09 KiB) Visto 378 vezes
No passo 1 da imagem passa mais uma vez na argola depois faz os restantes passos , lambidela de for depois de dar uma golada numa cerveja funciona melhor :join: e apertar mas bem :fixe:
tvaranda
Mensagens: 60
Registado: quarta ago 14, 2013 7:05 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por tvaranda »

Ou seja, passar mais uma vez do que mostra nas imagens? Isso é passar 3 vezes a ponta pelo olhal, não é? Eu faço como mostras nas imagens - passo 2 vezes! Vou experimentar passar mais uma vez!
E essa do gole de cerveja de certeza que faz toda a diferença! :beer:

Jazz: é mais 2 nabiços a atrapalharem-se um ao outro! Quem não sabe é como quem não vê! :119: :join: mas nada mau, já posso dizer que conheço bem as bogas :shock:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Panca »

tvaranda Escreveu:Ou seja, passar mais uma vez do que mostra nas imagens? Isso é passar 3 vezes a ponta pelo olhal, não é? Eu faço como mostras nas imagens - passo 2 vezes! Vou experimentar passar mais uma vez!
E essa do gole de cerveja de certeza que faz toda a diferença! :beer:

Jazz: é mais 2 nabiços a atrapalharem-se um ao outro! Quem não sabe é como quem não vê! :119: :join: mas nada mau, já posso dizer que conheço bem as bogas :shock:
Isso mesmo :join: :fixe: experimenta ai num instantinho e vez se resulta ou não :fixe:
Avatar do Utilizador
Luis Ponte
Mensagens: 40
Registado: sexta ago 09, 2013 9:32 am

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Luis Ponte »

Esse nó trilene não conhecia , por acaso é bom para usar no caso de se perder um anzol e substitui-lo no mesmo aparelho de pesca . Um bom pescador tem que saber mais de uma maneira de se dar um nó de anzol para usar o nó adequado conforme a situação , mas no acto de se fazer um aparelho do zero ainda acho que o nó que mostrei no inicio é mais simples de executar e mais seguro . Mas ainda bem que muitos discordam comigo porque assim vou vendo as demosntrações de outros nós e lendo outros conselhos de pescadores por ventura mais experientes que eu , que só serve para enriquecer a minha sabedoria fazendo de mim um melhor pescador . Desde já um obrigado a todos que contribuiram com o seu saber neste post .
Avatar do Utilizador
Luis Ponte
Mensagens: 40
Registado: sexta ago 09, 2013 9:32 am

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Luis Ponte »

tvaranda Escreveu:O nó que o Luís Ponte mostrou é fixe e parece bem resistente, mas é necessário ter as duas pontas da linha livres, o que às vezes não acontece e é chato ter de cortar a outra ponta só para poder fazer o nó...
O Palomar é porreiro porque é facílimo de fazer e pelos vistos muito resistente. Também gosto, desde que o olhal do anzol seja largo o suficiente para passar a linha dobrada, o que em anzóis pequenos às vezes não dá ou é difícil. Também dá bem para os destorcedores, mas é preciso que estes estejam soltos, porque se tiverem uma linha na outra ponta já não dá!
O Trilene também é o que uso mais, não acho nada difícil e dá para tudo o que tem argola, sejam anzóis ou destorcedores, estejam estes livres ou já montados. Acontece que não o acho assim tão resistente. Ou então sou eu que não os faço bem :huuum:
Já por várias vezes prendi a pesca nas rochas e ao soltar-se vem a linha enroladinha no final, vendo-se bem que foi o nó que se soltou. Aqui há dias aconteceu uma cena caricata: tiro um peixe, e quando o vou a pousar no chão ele cai com o anzol embuchado separado da linha - voltou a soltar-se o nó!
Vocês apertam muito o nó? Eu tenho ideia que não se deve apertar muito, se calhar devo forçar um bocado mais, não?
Com o meu nó isso que está a vermelho no texto que escreveste não acontece . Porque a linha fica por dentro da argola e prensada pelas tais voltinhas . Por isso é que não uso mais anzois sem argola porque o nó soltava-se quando a linha era demasiado grossa para o tamanho do anzol e ficava as tais voltinhas .
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Nó em anzol de argola é o mais seguro ?

Mensagem por Panca »

Cada um adapta-se da melhor maneira possível eu volto a dizer não troco este trilene por nada mas sou eu outros dirão que não é o melhor ou seja é esta a minha opinião mais nada :fixe: :fixe:
Responder