Iniciação na Figueira da Foz

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iniciação na Figueira da Foz"
na nova versão do site.

rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Confesso que me tem dado um enorme gozo esta aprendizagem. :fixe:
Tenho gostado de tal forma, que já tenho mais mil ideias para experimentar! :D

Obrigado pela sua dica amigo ffsoares! :fixe:
Um amigo que pesca em Vila Nova de Milfontes já me tinha aconselhado o fluorcarbono, mas advertiu-me para a sua menor resistência... que diâmetro deverei então experimentar, 0.30mm?
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por ffgsoares »

Olha eu como tenho poucos euros também não uso fluorocarbono, uso o Sunset Amnesia e as medidas são as que te dei, em quilos, mas, a medida é o 0,29 para 4.5 kg e uso também o de 0,39 para 6.8 kg, na minha opinião esse 0,255 que usas é uma linha que não me dá fé nenhuma, eu uso uma sufix em 0,40 para pescar em zonas de rocha e a linha é fraca em comparação com outras mais finas até, mas uso para rebentar facilmente devido aos enrochanços, pelo menos procura uma linha um pouco mais grossa aí 0,30 mas de melhor qualidade, ok!

Um pormenor, a linha normal em estralhos enrola sempre muito e ganha vícios, fica vincada,... e tal, os fluor podes usar mais grosso porque é invisível.

Força aí na coisa, boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Caparzo »

Isso é que tem sido uma grande iniciação sempre a subir...
Quanto à distinção entre Sargo e Safia não te posso ajudar até porque para mim Safia era outro nome para o Congro, mas pelo que andei a ver na net estava enganado. Mas penso que sejam eles Sargos ou Safias o que te interessa (e a mim) é trazer uns para casa :join: :join:.
Normalmente a pescar a boia ai na Figueira uso berkley vanish 0.28 mm e já tirei um robalo de 1,5 kg sem problemas. Atualmente no corrico tenho utilizado yuki invisible 0.30 mm mas ainda não consegui nenhuma captura que desse para testar realmente a linha, porem quanto a enleios não tenho tido problemas. O facto de o estralho ter partido pode-se dar devido ao raspar nas pedras.

Tenho de ver se vou ai sacar uns peixes senão qualquer dia não há nenhum :moca: :boia:

Boa continuação de iniciação... :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por joaoduartefoto »

rodabreu Escreveu: Um amigo que pesca em Vila Nova de Milfontes já me tinha aconselhado o fluorcarbono, mas advertiu-me para a sua menor resistência... que diâmetro deverei então experimentar, 0.30mm?
Bom dia, o seu amigo possivelmente informou-o mal, pois alem de ser quase invisivel, com pouco ou nenhuma memória, pouca elasticidade, entre outras caracteristicas... O fluor tem uma forte resistencia à abrasão. Acho que é das caracteristicas que mais sobressai neste tipo de linhas... :fixe: ah e o preço ;) (que é algo superior ao nylon "normal").

Boas Pescas.

João Duarte
rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Caparzo Escreveu:Isso é que tem sido uma grande iniciação sempre a subir...
Quanto à distinção entre Sargo e Safia não te posso ajudar até porque para mim Safia era outro nome para o Congro, mas pelo que andei a ver na net estava enganado. Mas penso que sejam eles Sargos ou Safias o que te interessa (e a mim) é trazer uns para casa :join: :join:.
Normalmente a pescar a boia ai na Figueira uso berkley vanish 0.28 mm e já tirei um robalo de 1,5 kg sem problemas. Atualmente no corrico tenho utilizado yuki invisible 0.30 mm mas ainda não consegui nenhuma captura que desse para testar realmente a linha, porem quanto a enleios não tenho tido problemas. O facto de o estralho ter partido pode-se dar devido ao raspar nas pedras.

Tenho de ver se vou ai sacar uns peixes senão qualquer dia não há nenhum :moca: :boia:

Boa continuação de iniciação... :fixe: :fixe:
Eh lá, também não exageremos! :D
Ainda estou muito longe de saber alguma coisa... sou só um curioso... :fixe:
Sobre o estralho, também me ocorreu de tal se ter devido a algum desgaste provocado pelas rochas. Para todos os efeitos, ao retirar a chumbada da água, o isco acaba sempre por bater nas rochas.
De qualquer forma, numa próxima ida, irei experimentar outras possibilidades.
Obrigado pelas dicas Caparzo! :fixe:

Pois João Duarte, não sei bem ao que o meu amigo se referia... não sei se à resitência à abrasão ou se à comparação com linhas mono para a mesma espessura. Confesso que não comparei...
Mas vou experimentar a linha fluorcarbono! :fixe:
rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Surgiu-me outra ideia... e o que me dizem de usar multifilamento na pesca ao fundo em molhes? :)
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Panca »

rodabreu Escreveu:Surgiu-me outra ideia... e o que me dizem de usar multifilamento na pesca ao fundo em molhes? :)
Eu uso para tudo :join:
rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Panca Escreveu:
rodabreu Escreveu:Surgiu-me outra ideia... e o que me dizem de usar multifilamento na pesca ao fundo em molhes? :)
Eu uso para tudo :join:
Se assim é, é porque é bom! :D
Pode ser preconceito meu, mas sempre que olho para este tipo de linhas pergunto-me se não será mais visível para o peixe. E quanto ao bater do multifilamento nas pedras, não o fragilizará mais que um monofilamento?
Responder