Iniciação na Figueira da Foz

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iniciação na Figueira da Foz"
na nova versão do site.

rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Olá a todos(as)!

Sou novo no fórum e amanhã pretendo iniciar a minha "carreira" de pescador de mar, na Figueira da Foz. :)
Peço desculpa pelas eventuais barbaridades que a seguir direi, mas os que tenho planeado é escolher um dos molhes (norte, sul ou interiores) e experimentar pescar à bóia.
Para tal, conto com uma cana de 4,20m, bóias de 15 a 30g, duas calibradas de 20g e 40g e anzóis entre o 2 e o 8. Como isco, ainda não decidi se vou usar camarão congelado, sardinha ou lula...
Baseando-me neste site, penso apresentar-me ao "serviço" por volta das 8h: http://www.tabuademares.com/pt/coimbra/figueira-da-foz
Como a minha experiência de pesca quase exclusivamente se resume à pesca em água doce e porque não estou familiarizado com o material especializado para a pesca de mar, a minha filosofia fazer as coisas o mais simples possível e ir fazendo as alterações à medida que me vou deparando com os problemas e aprendendo...

Se não me entender com a pesca à bóia, tenho sempre a possibilidade de alterar as coisas e pescar ao fundo. :D

Sucintamente é isto que tenho planeado, sendo bem-vindas todas as sugestões e experiências que tenham de pescar naquela zona! :fixe:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Caparzo »

Para amanha o windguru prevê ondulação de 2,4m às 07:00 e 2,3 m às 10:00 logo molhe sul e molhe norte virado para fora está fora de questão na minha opinião, especialmente dado só teres uma cana de 4,2 m.
Penso que poderias pescar num dos molhes interiores mas ai eu usaria boia de correr, anzol 1 ou 1/0 e camarão vivo como isco.
Mais para o fim-de semana parece que a ondulação vai acalmar um bocado e assim já deves conseguir pescar no molhe sul sendo que ai optaria por boia fixa de 15 ou 20 gr, isco camarão congelado ou sardinha e anzol tamanho 3 ou 4.

Existem mais pessoas no fórum que poderão concordar ou não comigo, certamente também darão a sua opinião.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Panca »

O Guru anda com os copos e que copos :hahaha: :hahaha: dá 2 metros e tal para aqui e o mar nem metro esta :join: :join: por isso ide mas é pescar e deixai-vos dessas coisas de gurus e actividade do peixe e tal :join:
rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Obrigado amigo Caparzo! :fixe:

Sabe-me dizer qual é a profundidade média nos molhes interiores durante a maré cheia?
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Caparzo »

Panca Escreveu:O Guru anda com os copos e que copos :hahaha: :hahaha: dá 2 metros e tal para aqui e o mar nem metro esta :join: :join: por isso ide mas é pescar e deixai-vos dessas coisas de gurus e actividade do peixe e tal :join:
Tá fraco o guru então :join: :join:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Caparzo »

rodabreu Escreveu:Obrigado amigo Caparzo! :fixe:

Sabe-me dizer qual é a profundidade média nos molhes interiores durante a maré cheia?
Não costumo pescar muito por lá mas penso que andará pelos 8 m. Pode sempre sondar a profundidade, veja este tópico http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =58&t=9719
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por joseafonso »

Mesmo sem saber a acção da cana, com o material que tem, pesca à bóia, não é a melhor opção.
Pesca ao fundo ou ao corrico serão mais produtivos.
Vá até aos locais onde pretende ir pescar, nesta altura, anda sempre por lá muita gente a pesca e veja o que utilizam e se tiver dúvidas, pergunte.
Nesta altura, no molhe sul virado para o mar, logo ali no início dá sempre para pescar. Dá sempre umas cavalas, uns carapaus e por vezes peixe porco.
Nos molhes interiores, também dá sempre para estar entretido, tanto ao fundo como ao corrico. Cavalas, douradas, tainhas, linguados e robalos podem ser as espécies que pode apanhar.
Ab
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Caparzo »

joseafonso Escreveu: Nos molhes interiores, também dá sempre para estar entretido, tanto ao fundo como ao corrico. Cavalas, douradas, tainhas, linguados e robalos podem ser as espécies que pode apanhar.
Ab
Boas
Nos molhes interiores deve ser mais corrico com chumbada certo?
Responder