Trutas

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Trutas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
jorginho1
Mensagens: 73
Registado: sábado mar 16, 2013 9:15 pm

Trutas

Mensagem por jorginho1 »

Aqui vão umas dúvidas mesmo de tóto, mas prontos.

Qual a diferença entre a truta marisca e a fario? É que a medida não é a mesma e não quero cometer nenhuma ilegalidade.

E a truta salmonada é alguma destas?
Avatar do Utilizador
jorginho1
Mensagens: 73
Registado: sábado mar 16, 2013 9:15 pm

Re: Trutas

Mensagem por jorginho1 »

Alguém sabe?
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Trutas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Não te posso ajudar, não faço pescas em águas interiores, aguarda alguém irá dizer algo.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Trutas

Mensagem por fdp »

BOAS CAMARADA JORGINHO !
Águas interiores também não são o meu «quintal» , mas como o pessoal parece ainda não ter visto o
teu post , fiz uma pesquisa «leve» para te tentar ajudar !
(clica nas fotos)
a.JPG
Por aquilo que me deu a entender a FARIO e a MARISCA são a mesma espécie , com a diferença que
a 1ª passa a sua vida no rio , enquanto que a 2ª migra para águas salobras/salgadas !
Quanto à SALMONADA , parece-me ser apenas uma «metamorfose» que a MARISCA sofre quando sobe
os rios na altura da desova !! :huuum: :huuum: :huuum:
Confirma aqui :
http://www.vega.com.pt/index.php?mod=ar ... gory_id=62

Tens também a ARCO-ÍRIS !
50_receita.jpg
Para mais INFO podes sempre consultar a CARTA PISCÍCOLA !!
http://www.fluviatilis.com/dgf/startspecies.cfm?crm=2

Espero ter ajudado , e não te ter confundido ainda mais , visto essa não ser a minha pesca ! :hahaha:
FICA BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
jorginho1
Mensagens: 73
Registado: sábado mar 16, 2013 9:15 pm

Re: Trutas

Mensagem por jorginho1 »

fdp Escreveu:BOAS CAMARADA JORGINHO !
Águas interiores também não são o meu «quintal» , mas como o pessoal parece ainda não ter visto o
teu post , fiz uma pesquisa «leve» para te tentar ajudar !
(clica nas fotos)
a.JPG
Por aquilo que me deu a entender a FARIO e a MARISCA são a mesma espécie , com a diferença que
a 1ª passa a sua vida no rio , enquanto que a 2ª migra para águas salobras/salgadas !
Quanto à SALMONADA , parece-me ser apenas uma «metamorfose» que a MARISCA sofre quando sobe
os rios na altura da desova !! :huuum: :huuum: :huuum:
Confirma aqui :
http://www.vega.com.pt/index.php?mod=ar ... gory_id=62

Tens também a ARCO-ÍRIS !
50_receita.jpg
Para mais INFO podes sempre consultar a CARTA PISCÍCOLA !!
http://www.fluviatilis.com/dgf/startspecies.cfm?crm=2

Espero ter ajudado , e não te ter confundido ainda mais , visto essa não ser a minha pesca ! :hahaha:
FICA BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
Obrigado e é claro que não confundiu, mas como é que eu sei qual é que migra para águas salobras/salgadas? Se elas tivessem as mesmas medidas mínimas não havia problema, o mal é que as medidas são diferentes. Eu de qualquer dos modo já enviei um email ao ICNF a perguntar sobre isso, eles em principio respondem que já lhes mandei um email uma vez e responderam.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Trutas

Mensagem por fdp »

BOAS CAMARADA !
jorginho1 Escreveu: mas como é que eu sei qual é que migra para águas salobras/salgadas?
BOA PERGUNTA !
Se a capturares em água salgada deve ser uma MARISCA , se for na doce será uma FARIO ! :hahaha: :hahaha: :hahaha:
jorginho1 Escreveu: Eu de qualquer dos modo já enviei um email ao ICNF a perguntar sobre isso, eles em principio respondem que já lhes mandei um email uma vez e responderam.
Acho que aí nem os SRS. POLICIAS te saberão responder , pois pela experiência que tenho , a formação deles não irá muito além de como
se deve passar uma multa !! :moca: :moca: :moca:
Avatar do Utilizador
jorginho1
Mensagens: 73
Registado: sábado mar 16, 2013 9:15 pm

Re: Trutas

Mensagem por jorginho1 »

fdp Escreveu:BOAS CAMARADA !
jorginho1 Escreveu: mas como é que eu sei qual é que migra para águas salobras/salgadas?
BOA PERGUNTA !
Se a capturares em água salgada deve ser uma MARISCA , se for na doce será uma FARIO ! :hahaha: :hahaha: :hahaha:
jorginho1 Escreveu: Eu de qualquer dos modo já enviei um email ao ICNF a perguntar sobre isso, eles em principio respondem que já lhes mandei um email uma vez e responderam.
Acho que aí nem os SRS. POLICIAS te saberão responder , pois pela experiência que tenho , a formação deles não irá muito além de como
se deve passar uma multa !! :moca: :moca: :moca:
Têm de saber se não um dia deste passam-me uma multa a dizer que é uma Marisca e é uma Fario e quem paga sou eu. Se eles não souberem ao menos que saiba eu.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Trutas

Mensagem por jose elvas »

Só agora vi isto! A truta marisca ou fário é a nossa truta autóctone, nasce e cresce em agua doce, migra para o mar e depois volta á agua doce, regra geral ao mesmo rio onde nasceu, para a reprodução, tem o nome cientifico de Salmo trutta e o seu aspecto é este:

Imagem

A outra Truta presente nas nossas águas é a Arco-Iris, de nome cientifico "Oncorhynchus mykiss ", espécie nativa da America do norte e da Ásia que foi introduzida por toda a Europa para revitalizar os cursos de água salmonidios, o seu aspecto é este:

Imagem

Qualquer duvida que possas ter acerca das espécies piscícolas presentes nas aguas nacionais podes tirá-las no site da Carta piscícola Nacional, deixo-te aqui o link:

http://www.fluviatilis.com/dgf/startspecies.cfm?crm=2


Abraço
Responder