Vai um parguinho?!

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Vai um parguinho?!"
na nova versão do site.

rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Vai um parguinho?!

Mensagem por rui valerio »

4 Horas da manhã, toca o despertador, não consegue acordar quem já se encontra acordado, é sempre a mesma ansiedade que antecede um dia de pesca, por mais jornadas efectuadas, por mais peixes pescados nunca consigo dormir antes duma pescaria!
Levanto-me, a esposa dorme o sono dos justos, tento o impossível, sair sem a acordar! Obviamente que não consigo. Retiro as cervejas, o camarão e o gelo do congelador, coloco tudo na arca e desço.
Arranco, á hora marcada o António, grande camarada de pesca (e não só) já me aguardava á hora no local previamente designado, e rumamos a Aveiro… A conversa da viagem antecipa a pescaria, já vemos as capturas do dia, claro que sempre de maior porte que o normalmente acontece.
Chegados á marina surge a primeira contrariedade, o Ricardo (jokker_pesca) adormeceu, o barco pronto a zarpar não esperaria por ele, logo teria que ficar em terra juntamente com as navalhas e a máquina fotográfica (que tanta falta fez).
Barco carregado, rumamos ao pesqueiro, a Galega era o nosso destino, estava previsto começar nos 45 metros, numa pedra rasa que na véspera presenteou o Sol Nascente com uma boa quantidade de besugos.
Iniciada a acção de pesca propriamente dita e os besugos começaram a entrar com um ritmo razoável, mas eram de tamanho reduzido, muitos a roçar a medida.
Continuaram as capturas de besugos, intervalados com uns carapaus, sarguinhos e umas choupas. Por volta do meio-dia saiu um parguinho na ré, fiquei alerta, queria mesmo um parguinho, há duas saídas que não lhes via a cor, o que não é normal. Mas nada, o peixe parou, deixaram de passar os cardumes por baixo do barco, a espera das picadas tornou-se demorada, resolveu-se mudar de pesqueiro, não foi unânime a decisão, eu não me manifestei, mas agradava-me mudar, sempre gostei de fundos mais irregulares, onde os peixes mais desconfiados se sentissem mais seguros para atacarem os iscos que temos para lhes apresentar.
Viagem calma, sempre a verificar o fundo do oceano, mais com o intuito de ver a localização das bolsas de peixe do que a procurar novo pesqueiro, esse estava previamente escolhido de pescarias anteriores, com 70 metros de profundidade.
Chegados ao novo pesqueiro, começaram a sair uns sargos maiores enganei um com perto de um quilo, e uns besugos. Por volta das 14 horas o António tirou o parguinho dele, mediante os meus comentários diz ele: “- Também já tiraste pargos que chegue por uns tempos, deixa lá uns para os outros”.
Claro que fiquei chateado! Iscada “especial” no ultimo anzol, lá ia tirando uns besuguinhos e uns sarguinhos, até zzzzzzzzz aí vai ele! Drag a cantar, aquela melodia que encanta a alma de qualquer pescador desportivo, sentir o “bruto” a lutar. Com bastante dificuldade, uns uns bons minutos depois do arranque inicial, eis que surge do fundo do Oceano o maior peixe pescado por mim até ao dia de hoje! O belo pargo da foto (sem grande qualidade e fora do pesqueiro, mas não havia melhor)!


Mais uns peixes saíram, saiu mais um parguinho, mas eu de peito feito e alma arrebatada, a gozar a captura do dia nem liguei mais á pesca, lembrava-me dos meus parceiros de pesca: “ fecha o carreto, a linha não está a subir… ou … pá nem percebes que não estás a recolher linha”, quando viram o Bruto perceberam porque é que a linha não recolhia com facilidade. Lembrei-me muitas vezes do conselho do Pedro Lourenço “ temos tempo de os tirar, é preciso é trabalha-los”…

Eles andam mesmo lá!! É preciso insistir e NUNCA desistir

Pargo com 0 fino:
Material:
Chicote falcon prestige 0.30
Madre: Gorila 0.28
Estralhos : Seaguar surf casting 0.235
Anzol: Port chinu nº4 da sasame
E a minha vega profiler com o banax GTW

EDIT- Um bem haja ao mestre Luis e aos meus parceiros de pescaria,nomeadamente a um novo, cujo nome me esqueci, mas que me faz acreditar no futuro da pesca, ao soltar dezenas de peixes que mesmo com a medida minima permitida por lei, não tinha " a medida minima da sua consciencia" !
Anexos
pargo rui 1.jpg
Última edição por rui valerio em segunda nov 17, 2008 3:07 pm, editado 2 vezes no total.
PedrasSalgadas

Re: Vai um parguinho?!

Mensagem por PedrasSalgadas »

Olá Rui, ganda malha =D> =D> =D> =D> =D> parabéns pelo troféu. Há que insistir, e saber insistir. Grande recompensa.
O relato está como de cosrume, com ou sem peixe, com ou sem troféu, excelente.

Tu esconde o pargo que ele está mesmo na medida da assadeira do Carpa.

Grande abraço
Manel
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Vai um parguinho?!

Mensagem por pedrolourenco79 »

Ganda parguinho Rui e ganda relato... =D> =D> =D> Foi como te disse ontem... os Grandes tambem vêm para cima com fios fino, haja calma...muita calma...
Isto é pra quem sabe e mai nada... =D> =D> =D>
toalhas

Re: Vai um parguinho?!

Mensagem por toalhas »

Parabéns Rui =D> =D> Só por este relato e por mais essa captura estás desculpado de não ter ido à Figueira :mrgreen: :mrgreen:
Agora a sério Bem sei que não podias senão tinhas ido :wink: Para quando a nossa saída???
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Vai um parguinho?!

Mensagem por Ramiro »

Gostei do relato. Parabéns (pela captura também :wink: ). =D>
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Vai um parguinho?!

Mensagem por lostsoul »

as vezes um interregno faz bem :twisted: :twisted: :twisted: , ficamos mais atentos, tomamos maior atençao a pequenos detalhes mas importantes :wink: , depois acabamos por ser premiados nem sempre acontece mas quando acontece é sempre um bom momento a recordar :mrgreen: :mrgreen:

parabens pela pescaria e pelo relato =D> =D> =D> =D> =D>

e nao abuses nos parguinhos deixa os crescer :twisted: :mrgreen: :mrgreen:
karva

Re: Vai um parguinho?!

Mensagem por karva »

Viva Rui, parabéns pelo relato e especialmente pelo troféu. =D> =D> Bora lá a eles.

Ab
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Re: Vai um parguinho?!

Mensagem por bluemerlim »

Boas Rui.
Belo Parguinho, lindo...pena é que desses não saiam a toda a hora né.
Parabens pelo relato....5*. :wink:
=D>
Responder