SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1"
na nova versão do site.

sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1

Mensagem por sz5qbj »

Quero só salvaguardar aqui a importancia do vestuário, quedas à agua seja em que altura do ano for e a não ser que estejamos nos trópicos com aguas quentes a hipotermia leva sempre a sua avante e não à colete que nos salve.

Optem por roupas / calçado leves mas quentes (se forem ao mar de inverno), a maioria do pessoal na embarcada que vejo no inverno exagera na roupa (volume e espessura) isso não só vai dificultar a flutuabilidade como dificultar os movimentos caso seja necessário nadar. é claro que não vou ao mar com o fato de mergulho ou o do surf, mas opto sempre por roupas isotermicas (o mais leves e finas possiveis) que me mantenham sempre seco e sem frio.

Em caso de naufrágio e não existindo uma balsa salvavidas onde nos possamos recolher até que chegue o resgate, é importante não ficar parado para não baixar a temperatura corporal principalmente porque a a juda pode tardar em chegar e meia hora ou menos em agua gelada é o suficiente para irmos desta para melhor. Estando próximo de terra é preferivel que se nade até à costa sempre que possivel com a ajuda de algo que nos ajude a flutuar, o movimento irá provavelmente salvar-nos a vida evitando a hipotermia extrema.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Sobre o artigo, já o havia referido que iria opinar e também quero acrescentar que está 5*****.

Tudo o que foi dito é importante, mas acrescento algo que entendo ser também deveras importantes, a "carga", (vamos lhe chamar assim, porque o é), que levamos para a embarcação, devemos ter essa percepção.

Vejamos então e sem muitos pormenores, levamos canas, carretos, chumbadas, sacos com iscos, sacos com montagens e outros apetrechos, geleira térmicas de várias dimensões e formatos, etc, uns mais, outros menos, mas acabamos todos por colocar isto dentro da embarcação de pesca e cada um de nós.

Pergunto agora quantos são os que prendem as arcas e outros objectos?

-Ninguém ou quase ninguém.

Nunca viram o oscilar, da “carga”, (material solto), no poço da embarcação ou noutro local?

-Já vi e muitas vezes.

Nunca aconteceu numa embarcação que seguiam, cair algum companheiro, por estar menos atento e derivado a uma vaga?

-Graças a Deus e muito raramente já vi cair e já caí, mas em nenhuma das situações com consequências.

Vamos ultimar então o que me levou a escrever e digo por questão do vento a embarcação está aproada de determinada maneira e algumas vezes estamos com vaga lateral, (às vezes só momentaneamente), ou com um mar muito trapalhão, podendo acontecer uma mais forte e eis que toda a “carga” e provavelmente o pessoal também vai, adornando a embarcação, ficando descompensada, num dos lados, até nos recompormos, pois o espaçamento entre ondas, são uns meros segundos, que mal te dão tempo de te levantares e se a segunda onda/vaga, for igual à outra, é meio caminho andado para se virar a embarcação, deixo também este aviso, que devem manter pelo menos a geleira, segura a algo, para as oscilações não serem muito grandes, nem ficar a embarcação tanto descompensada.

É verdade que isto não acontece com duas cantigas e por dá cá aquela palha, mas pode acontecer.

Sobre o que disse o companheiro anterior, a hipotermia é meio caminho andado para a derrota, nadar e mexer, é uma maneira que atenua a atenua. Sou apologista de nadar ao sabor da corrente, primeiro para não nos cansarmos tanto, segundo, podemos descansar um pouco apenas gesticulando braços e pernas, mas tudo isto não passa de teoria, porque não sei se a falta de sangue-frio, de discernimento e de bom senso, a deixa pôr em prática, mas isto seria o que faria, caso algo sucedesse e estivesse a mente a funcionar em pleno.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1

Mensagem por NelsonP »

Este post deve ser passado para a nossa nova casa :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
NelsonP Escreveu:Este post deve ser passado para a nossa nova casa :fixe:
O autor do tópico que o faça e eu depois, transfiro as minhas, excepcionalmente e com autorização, aqui escrita e lá, copiarei as mensagens. :fixe:

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Excelente tópico Josy. :fixe:
Também penso que deva migrar.

Braga, não seria conveniente, fazer um genero de autorização colectiva, para que a malta pudesse dar o aval a todos os conteúdos que postou a assim ajudar na migração para o novo site?
(vou postar também no topico de encerramento esta ideia)

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: SEGURANÇA NO MAR - PARTE -1

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Beto_Manja Escreveu:Boas,

Excelente tópico Josy. :fixe:
Também penso que deva migrar.

Braga, não seria conveniente, fazer um genero de autorização colectiva, para que a malta pudesse dar o aval a todos os conteúdos que postou a assim ajudar na migração para o novo site?
(vou postar também no topico de encerramento esta ideia)

Cumprimentos,
Roberto
Este tópico já lá está aberto e infelizmente a ideia de ser eu a "copiar" e "colar", não ia dar certo, pois sou eu que apareço como postador, temos de ir fazendo com calma, ainda não vai fechar já e quando digo fechar, é em postar aqui algo.

Abraço.

Braga
Responder