Ajuda material para embarcada

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda material para embarcada"
na nova versão do site.

RUI M C JANOTA
Mensagens: 6
Registado: domingo set 23, 2007 5:14 pm

Ajuda material para embarcada

Mensagem por RUI M C JANOTA »

Boas,
Com vista a iniciar-me na pesca embarcada aos diversos,compreendendo que possa ser um assunto repetitivo,venho solicitar as vossas sugestões,ensinamentos em algumas situações,aspirando que ajudem também outros colegas com dúvidas semelhantes.
Cana- Penso que entre 3 metros e 3 metros e meio será um bom compromisso entre o conforto de ter a cana na mão e a capacidade de elevar/trazer o peixe para bordo, se bem que já me apercebi de que há quem use canas de maior comprimento,4, 4 e meio,mesmo até 5 metros, não sabendo bem que benefícios e desvantagens podem daí resultar.
A ação da cana, sendo iniciado,penso que se devia situar entre a ação de ponta e a parabólica,as chamadas progressivas.
Carreto- Não muito pesado,com um ratio baixo para ter força,porque velocidade,se quisermos podemos imprimir alguma manivelando com mais rapidez.
Reparei que um carreto variadas vezes referenciado é o Tubertini Ryobi AP Power 8000, o qual tem um ratio de 5/1,não será um pouco alto?
Este carreto, conjugado com por exemplo com alguma das seguintes canas:
Barros Galega 3.3m
Barros Longitude 3.3m
Vega Krypton 3m
estaria dentro dos valores que poderia gastar, não sabendo qual a ação destas canas, nem se ficaria um conjunto equilibrado.
Deixem as vossas opiniões,sugestões,critiquem o que eu esteja a pensar errado e já agora também referencias das canas e carretos adequadas para a minha situação assim como os valores aproximados.

Desde já agradecido
Abraço para todos
Rui Janota
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Ajuda material para embarcada

Mensagem por N Moreira »

Boas

antes de mais devo perguntar-te se ja alguma vez pescas-te de barco ou se é a primeira vez que vais.

pois se é a primeira vez esta não sera uma saida para pescar embora possas trazer ums peixitos para casa de queira assim que seja.

sera para ver como te sentes pois existe muita malta que enjoa ums mais outros menos.
servira para te aperceberes que rotinas deves ter no que toca a preparação de material, para levares, nas proximas vezes que fores. quem diz material diz iscos etc..... é que no barco é 3x mais complicado prepara alguma coisa do que a pescar em terra.
e depois vais aprender como se pesca:
como identificar os toques, que posições e angulos deve estar a cana em acção de pesca o fio vs. cana que angulo deve fazer e a compensação que deves fazer quando passa a vaga .
aprender a pescar com corrente ou sem corrente e que ferragens deves utilizar caso esteja corrente ou não , e isso aqui ja entra a tua adptação a cana ( ao seu tamanho e acção).

se é a primeira vez que vais acho que deves ir com material emprestado. vai ver primeiro como te sentes e depois pensas em comprar material.

se ja não é a primeira vez que vais acho que uma cana de 3 met. de acção de ponteira com um carreto cheio de força e um fio 0'18 multifilar resolves o problema .
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Ajuda material para embarcada

Mensagem por Joao Rodrigues »

RUI M C JANOTA Escreveu:Boas,
Com vista a iniciar-me na pesca embarcada aos diversos,compreendendo que possa ser um assunto repetitivo,venho solicitar as vossas sugestões,ensinamentos em algumas situações,aspirando que ajudem também outros colegas com dúvidas semelhantes.
Cana- Penso que entre 3 metros e 3 metros e meio será um bom compromisso entre o conforto de ter a cana na mão e a capacidade de elevar/trazer o peixe para bordo, se bem que já me apercebi de que há quem use canas de maior comprimento,4, 4 e meio,mesmo até 5 metros, não sabendo bem que benefícios e desvantagens podem daí resultar.
A ação da cana, sendo iniciado,penso que se devia situar entre a ação de ponta e a parabólica,as chamadas progressivas.
Carreto- Não muito pesado,com um ratio baixo para ter força,porque velocidade,se quisermos podemos imprimir alguma manivelando com mais rapidez.
Reparei que um carreto variadas vezes referenciado é o Tubertini Ryobi AP Power 8000, o qual tem um ratio de 5/1,não será um pouco alto?
Este carreto, conjugado com por exemplo com alguma das seguintes canas:
Barros Galega 3.3m
Barros Longitude 3.3m
Vega Krypton 3m
estaria dentro dos valores que poderia gastar, não sabendo qual a ação destas canas, nem se ficaria um conjunto equilibrado.
Deixem as vossas opiniões,sugestões,critiquem o que eu esteja a pensar errado e já agora também referencias das canas e carretos adequadas para a minha situação assim como os valores aproximados.

Desde já agradecido
Abraço para todos
Rui Janota
Boas
Em primeiro lugar deves ter em consideração ao que o "N Moreira" te disse :fixe:

O Carreto é dos melhores que por ai anda, relação qualidade/preço.

Em realção ás canas, a Barros Galega não aconselho....o porta carretos e os passadores são muito frageis.
A Longitude não conheço!
A Vega Kripton já está descontinuada, apesar de para mim ser uma excelente cana...acção de ponteira...marca bem o peixe...para o preço acho muito boa, mas acho que já não a fazem!

Hoje em dia existe muita oferta a preços até 100eur...algumas boas outras más...mas tudo depende do que tu queres.

Eu tenho ambas das que falei e estou à vontade para dizer que a Kripton é muito jeitosa para o preço!
Tens tambem a Banax Zicoor mas não é acção de de ponteira....é uma cana que marca bem o peixe mas tens de a conhecer bem! (ultimamente tenho pescado com uma e gosto bastante)

Mas em primeiro lugar, vê se gostas e só depois investes no material.
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Ajuda material para embarcada

Mensagem por N Moreira »

Boas

eu por uma questão de gosto pessoal gosto mais de vega krypton.
depois relativamente ao carreto para aquilo que precisas, leve e barato não existe.

em termos de carretos para embarcada eu gosto de carretos com ratio baixo e no maximo com 4:1.
um carreto por menos de 100 euros, na casa das 600g, que conheço que eu comprasse para embarcada e casar com a cana, era o NBS triton Low o que tem o ratio 3:7 ou o tica specter GTX 9000 que tem o ratio 4:1.
sabinonet
Mensagens: 43
Registado: segunda mai 24, 2010 4:04 pm

Re: Ajuda material para embarcada

Mensagem por sabinonet »

Viva

Uma coisa que o N Moreira sublinhou é muito importante, é a primeira vez que vais numa embarcada ou já foste antes? não tanto pelo facto de poderes enjoar ou não mas de tudo o resto que envolve esta pesca e que só a pratica e experiencia te vão ajudar, é que enjoar pode acontecer a qualquer um, tenhas experiencia ou não.

Muito importante vai ser observares os pescadores mais experientes e aprenderes com eles, observa bem como eles colocam a cana em acção de pesca, como acompanham o balançar do barco de modo à ponteira estar o mais direita possivel mas com a linha sempre em tenção, este é apenas um pequeno/grande promenor, depois tens, as Montagens, a espessura dos fios, os anzois, o isco, etc...

Para a primeira vez, também aconselho a usares material emprestado, por algum colega, assim vais ter uma pequena ideia do que vais querer comprar

Eu acho que para te iniciares nesta pesca deves escolher uma cana com acção de ponteira a rondar os 3,5m, tem atenção ao peso da mesma, é que vais passar cerca de 8 horas com ela nas mãos, o carreto que indicaste é bastante bom, penso que em termos de relação qualidade/preço seja o melhor no mercado :join:



abraço
RUI M C JANOTA
Mensagens: 6
Registado: domingo set 23, 2007 5:14 pm

Re: Ajuda material para embarcada

Mensagem por RUI M C JANOTA »

Boas
Sim,vai ser a primeira vez embarcado.Para me orientar com modo de pescar,iscar,estralhos e tudo o mais necessário tenho um colega já com muitas saídas no mar que me vai acompanhar.Quanto a pescar com material emprestada na primeiras vez,penso que seria boa ideia,mas este meu colega assim como o outro habitual parceiro que o acompanha, nenhum tem uma cana e um carreto extra e pescar com material de quem não conheço não sei se estarei a vontade com receio de danificar algo. Aliás este meu colega no que diz respeito a material não é mesmo nada entendido,tanto que a cana e o carreto dele deixam muito a desejar,cana com cerca de 1.9m e um carreto muito pesado, mas ele assim quer continuar.
Abraço
Rui Janota
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Ajuda material para embarcada

Mensagem por N Moreira »

Boas

é pa prontos, que corra então tudo bem :fixe:
RUI M C JANOTA
Mensagens: 6
Registado: domingo set 23, 2007 5:14 pm

Re: Ajuda material para embarcada

Mensagem por RUI M C JANOTA »

Boas
Depois de refletir algum tempo na minha situação,fui a umas lojas de pesca indagar sobre algum material e um conjunto baratucho (aproximadamente 90 euros) que me sugeriram foi o seguinte:
-cana barros traineira força 8 - 2.70 metros
-carreto barros overcast 8000 4.7:1
Não sei que vantagem terá um carreto com bobine cónica para embarcada?
A cana penso que será robusta o suficiente, mas será sensivel?
Desculpem qualquer coisinha e digam de vossa justiça.

Desde já obrigado
Abraço a todos
Responder