Aproxima-se a época da Dourada...

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Aproxima-se a época da Dourada..."
na nova versão do site.

jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Aproxima-se a época da Dourada...

Mensagem por jppinto »

Boas,

Está a chegar a época das Douradas na Vereda, em Setúbal, a partir de barco. Por isso, e como este ano vou experimentar pela primeira vez, gostaria que partilhassem as vossas experiências neste tipo de pesca. Tenho já alguma experiência em pesca embarcada aos diversos mas gostava de saber que montagens usam e os materiais que usam para a pesca das Douradas.
Por exemplo: tenho multifilar 0.20 mas já me disseram para baixar para 0.12 ou 0.15 no máximo. Mas qual a resistência máxima (teórica) que o mesmo deve ter? 9Kgs chegam?

Agradecia os vossos comentários.

João Pinto
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Aproxima-se a época da Dourada...

Mensagem por joaonumberone »

Um mestre lá de setubal disse que para ele é fluorcarbono no carreto.

Já ando para ir há 2 anos, mas aquela sofreguidão doentia de muitos pescadores tem-me feito hesitar, não gosto dessa postura, mas hei-de ir um dia :hummm:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Aproxima-se a época da Dourada...

Mensagem por CANIVETE »

Estava á espera que mais alguem respondesse ao João vou esperar mais um tempo depois direi qualquer coisa.



abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Aproxima-se a época da Dourada...

Mensagem por NelsonP »

joaonumberone Escreveu:Um mestre lá de setubal disse que para ele é fluorcarbono no carreto.

Já ando para ir há 2 anos, mas aquela sofreguidão doentia de muitos pescadores tem-me feito hesitar, não gosto dessa postura, mas hei-de ir um dia :hummm:
:fixe: :fixe:
É mesmo.... Ouve-se falar que é uma doidiçe pra ir á dourada :fixe:
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Aproxima-se a época da Dourada...

Mensagem por N Moreira »

sim é realmente uma doença

é uma pesca que me da tanto de pica para a fazer, como me deixa sem vontade nenhuma.

como em tudo na vida eu não gosto da ganancia.
não gosto que aumentem o preço do barco para ir a dourada por exemplo quando muitas das vezes se vai pescar para o mesmo sitio aos diverços dorante o ana todo. e naõ gosto de ter 5 barcos em cima do que estou a pescar. mas pronto haja espirito
agora a parte boa.
é uma pesca de sentir é uma pesca de estar a olhar para a ponteira mas de estar com o dedo no fio tambem.

e é uma pesca que a dorada nem sempre esta onde se pensa ja houve um companheiro que deu com elas a meia agua e teve-se todo o dia a tirar peixe aos 20 mets

é uma pesca que depende muito do meste e aqui é que se ve quem é realmente um mestre. pelo mpouco que tenho pescado as melhores pescarias de douradas não foi nos sitios mais concurridos tipo vereda. é bem mais bixinho , olha é como a febre dos pargos. vai um gajo fazer hora e meia de caminho ate a vereda pescar aos 100mets e depois vem tirar pargos aos 30 ao pe do porto quase. as douradas é igual.

fio 0.18 multifilar no carreto chumbada redonta furada, estralho fluorocarbono anzol chino o diametro do estralho depende como for o dia, bem como o peso da chumbada,

na pesca a dourada para mim conta mais o isco e a forma de iscar e o anzol do que o fio ou o diametro
regra geral é carangueijo bem iscado, iscado daquela maneira.
jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Re: Aproxima-se a época da Dourada...

Mensagem por jppinto »

Fio multifilar com que resistência? 9kgs chega?
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Aproxima-se a época da Dourada...

Mensagem por CANIVETE »

De facto é bom ter um mestre conhecedor dos locais onde posicionar o barco,pode fazer a diferença na poita,na captura tem tudo a ver com o pescador,é uma pesca dificil com dias bons e dias como já me aconteceu estarem no pesqueiro e desesperar, desesperar,desesperar.
Isco: carangueijo,quem vá pela primeira vez perca a vergonha e peça a alguem que ensine a iscar
Anzois:de 1/0 a 3/0 pode ser chinu eu gosto dos hybusa,maruto,asari.
Montagens:o sistema que o Moreira frizou ou a tradicional montagem de dois anzois com chumbadas entre as 140 a 180 g.
Canas de preferência acima dos 3,5m com ponteiras em carbono para facilitar uma ferragem o mais rápido possivel.
Não percam tempo com a pesca em baixo depois de sentir os toques,porque em baixo apenas ficam as carcassas dos carangueijos e à que começar tudo de novo.
Vamos esperar por novas dilações e mais para a frente falaremos das montagens.


abraço


Manuel Matos
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Aproxima-se a época da Dourada...

Mensagem por N Moreira »

eu as ponteiras de carbono é que pronto????

para a dourada gosto mesmo é das ponteiras de fibra aquelas mais moles quese dobra mesmo toda, a pescar ao sentir com a chumbada a bater no fundo,
mas nem tudo é linear porque?
era mais um belo dia de pesca estavamos as douradas o mestre a dizer que havia peixe no pesqueiro e nos vai carangueijo para baixo vem carangueijo para cima, toques poucos ou nenhums. nisto um companheiro que por acaso ate tinha aquele fio que tem varias cores vermelho azul amarelo, branco etc... aquele que vai mudando de cor de x em x metros, vai de decher a montagem devagarinho e nisto toma la murangos pimba granda toque ponteira dentro de agua e fio a sair.
claro que todos fizemos o mesmo . resultado tudo a apanhar douradas e a marcar o fio no sitio em que elas estavão a picar com um bocadinho de fita cola heeeeeeee.

sabes o que elas tinhão na barriga ? as patas do carangueijo que nos estavamos a tirar ca em cima antes de fazer a iscada e a amandar para a agua eslas andavão a comer isso a meia agua.
Responder