Dicas para pesca em Barco

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dicas para pesca em Barco"
na nova versão do site.

Thierry
Mensagens: 7
Registado: sexta fev 24, 2012 3:24 pm

Dicas para pesca em Barco

Mensagem por Thierry »

Boas a todos

Sou um novato nestas andanças da pesca, fiz a minha 1ª pescaria em Novembro com um amigo em Peniche, sempre tive a curiosidade em fazer pesca de barco e surgiu essa oportunidade e não a desperdicei, para terem uma ideia nem numa cana sabia pegar, nem iscar, nem nada por assim dizer.
Lá fui eu sempre a confiar no meu amigo que me emprestou uma cana um carreto, e todo o material necessário para a pesca, o isco era berbigão, camarão e sardinha, na viagem ele foi montando as canas, os estralhos, etc,etc, chegado á zona de se começar a pescar , não podia ter corrido melhor o 1º lançamento, 3 peixes, um besugo, um carapau e uma cavala, depois disso foi sempre a tirar peixe, acabei o dia com uns 14, 15 kg de peixe no balde, 31 carapus, entre safias, choupas e sargos foram 26, umas cavalas, e umas garoupas da pedra, claro que fiquei com o bichinho no corpo para novas pescarias.
Em Fevereiro surgiu nova oportunidade e lá fui eu com outro amigo para Peniche, com mesmo isco e mais uma vez a cana e carreto emprestado, desilusão total, acabei por apanhar 2,3 kilitos de peixe,apesar de nao ter sido bom para ninguém, fui dos que apanhei menos, sai de lá um pouco frustrado, mas pensei, nao vou desistir.
Acabei por comprar uma cana de 2,7m e um carreto Shimano 10000, um investimentos de 200€ , que foi feito pq acabamos de arranjar uma saida todos os meses no mesmo barco, assim ja se justificava o tal investimento,o resto vai-se comprando aos poucos os amigos emprestam o que for preciso.
3ª saida acabou por ser mais produtiva, nao tao boa como a primeira, mas acabei com mais de meio balde, inicio de pesca algum desanimador mas que ao longo do dia se foi compondo o que me deu algum animo e deixasse de pensar nos 200€ gastos uns dias antes em material.

Agora vamos ás perguntas para quem me souber e quiser responder:
Tenho lido varias coisas de fios, estralhos, anzóis, chumbadas, iscos etc,etc, mas para quem não percebe e quer perceber nada como ler e ter varias opiniões para entao começar a decidir e a experimentar essas coisas todas.
1º - Qual o tamanho dos estralhos para a zona de Peniche, e tamanhos dos anzóis , tendo em conta que o que vier na cana é peixe, claro desde que tenha as medicas mínimas, linhas aconselhadas, estou a usar uma 0,35, não sei a marca, a mesma linha pode ser utilizada nas montagens dos estralhos ou aconselham outras ?

2º - Fui convidado para o próximo sábado ir ás Douradas ao Tejo, ouvi o mestre do barco dizer que a melhor montagem é com um anzol e a chumbada a passar pelo fio, gostaria de saber mais alguma opinião sobre isso e que tipo de anzol posso utilizar bem como o fio , se o que estou a usar serve ou se tenho de comprar outro mais aconselhável ?
Quanto ao isco, já li que o caranguejo é óptimo para essa pesca, onde poderei encontrar aqui na zona de Lisboa esse tipo de caranguejo a preço acessível, visto que á dias vi na decathlon uma caixinha com uns 10 caranguejos por 2,5€, não sei se é mesmo assim o preço ou se , se consegue arranjar mais em conta e mais quantidade ?

Se alguém me souber responder , ficaria muito agradecido, sempre posso começar a preparar a pescaria do próximo sábado, e venham as douradas ;-)

Obrigado a todos
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Dicas para pesca em Barco

Mensagem por Panca »

Thierry antes demais bem vindo ao Sitio, sabes que podias ter passado neste tópico e feito a tua apresentação http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13 e depois colocavas este tópico que esta bastante explicito quanto á tua experiencia de pesca :fixe: :fixe:

Quanto ás duvidas temos aqui grandes mestres de embarcada que não tarda muito te vão ajudar :join:

Abraço e boa estadia no forum :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Dicas para pesca em Barco

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Primeiro que tudo deves ler a lei, porque mesmo em barco maritimo turistico, não podes apanhar mais de 10 quilos de peixe, não estando neste peso incluído o maior exemplar.

Ainda bem que fizeste muito peixe na primeira vez que foste há pesca, sem querer ser mal interpretado nunca ouviste falar "na sorte de principiante?", mas vai-te habituando menores capturas.

Sobre a tua primeira pergunta, que tem várias questões, comecemos pelos estralhos podem ter vários tamanhos, se o peixe está a comer bem pode ser curtos, na casa dos 30 cm, se existe muita aguagem, eu também utilizo curtos, mas varia de caso para caso e do tipo do pesca que estamos a fazer, pois pode ser um pesca a espécie específica. Tamanho de anzóis, mais uma vez aqui e partindo do princípio que estamos numa pesca aos vários, os anzoís não precisam de ser muito grandes nº. 1, 3 e 5, ou 2, 4 e 6, isto para as várias montagens. As linhas das montagens eu utilizo só em flourcarbono, entre os 0,30 e 0,235 mm, por sua vez os estralhos do mesmo fio, de diâmetros menores, eu utilizo o "Seaguar", o "Samuline - Sasame", o "Awa-shima", etc. A linha do carreto eu tenho o multifilamento e depois um chicote em monofilamento.

Por último não sou a pessoa indicada para responder sobre a pesca à dourada, (uma das pescas específicas), pois nunca a fiz, mas aqui dada a natureza do peixe, azóis maiores, na casa do 2/0 ou maior e fios de maiores diâmetros.

Sobre a aquisição de iscos na zona de Lisboa, não sei responder, mas vai a uma casa de pesca e pergunta, que eles sabem.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dicas para pesca em Barco

Mensagem por FILIPEPC »

Boa tarde. As montagens dependem do isco e do tamanho alvo de douradas...
Se forem as douraditas do rio tradicionais não inventes... Eu vejo N montagens de pessoal que vai comigo e apercebem-se que o fazem mal para o local.
Quando se escolhe uma tipologia de montagens não se deve só pensar no peixe alvo, mas nos fundos, profundidades, etc.
Pergunta ao mestre a pesca lvo e tento te ajudar. Eu penso de forma diferente da maioria para a pesca a dourada aqui no rio.
Claro que se forem para pesca de espera... Aí sim acho que as montagens de 1 anzol é que dão resultado. Depende...
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Dicas para pesca em Barco

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Vou aqui tentar responder ao colocado noutro local, é verdade que uns gostam do carreto de marca X, cana de marca Y, linha H, anzóis M e W, etc, etc, eu continua a pensar que a gastar dinheiro o faça uma vez, comprando bom e com provas dadas, em qualquer dos materiais.

Dada a questão seguem anexos que estão por aqui, que foi buscar, relativo a alguns tipos de montagens.

A madre/montagem, tem de ter menos comprimento do que a cana que tens para a pesca, logo nunca pode ter mais 2 metros, isto no máximo, como medidas, indico ainda e começando de cima para baixo, destrocedor, 50 cm, nó oito, micro missanga, missanga com furo cruzado/stonfo, micro missanga, nó oito, 35 cm, nó oito, micro missanga, missanga com furo cruzado/stonfo, micro missanga, nó oito, mais 35 cm, nó oito, micro missanga, missanga com furo cruzado/stonfo, micro missanga, nó oito e agora 20 cm e outro destrocedor, o que dá o total de 1,40 metros de comprimento, isto para estralhos de 30 cm, se for para estralhos de 40 cm, 50 cm, 45 cm, 45 cm e 20 cm, tem de comprido 1,60 m, o resto é igual ao de trinta, outra para 50 cm, pode ser 60 cm, 55 cm, 55 cm e 20 cm, totalizando 1,90 m de comprido.

Espero ter conseguido fazer-me entender.

Abraço.

Braga
Anexos
Montagem fundos de pedra e alpendres.jpg
Montagem pargo.jpg
Montagem Safias,.jpg
Montagem diversos.jpg
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dicas para pesca em Barco

Mensagem por FILIPEPC »

Boa tarde Thierry. Respondo por aqui. :fixe: .

A questão das douradas dentro do estuário a meu ver, num fundo como o do tejo( zona seixal, miratejo, barreiro) é muito distinta de outros locais.

A maioria dos fundos são um manto de ostral, o que altera N processos. O mínimo erro faz-te perder a dourada, ela entoca automaticamente assim que ferra... Ela proteg-se dando cabeçadas, na direcção das ostras onde se mete, tu ao puxares vai prender a montagem e acabar por a partir.
Logo... Atenção aos diametros e ás chumbadas alvo. Prefiro pera. As de bola uso quando meto um anzol.
A montagem que eu mais uso é a montagem de dois anzóis. Montagem em que os estralhos( 1 em cima outro em baixo) têm cerca de 50 cm.
O isco mais letal é o ganso e a minhoca da pedra, que quando não se arranja( muito rara essa minhoca), uso minhoca do lodo.
A maioria das zonas onde vais pescar por baixo do manto de ostras, são zonas de lodo e arei negra.
Se quiseres apostar numa pesca de espera, usas caranguejo ou ganso( o caranguejo é sempre mais resistente) e dás cerca de 1 metro e meio de estralho a 2 metros máximo.

Para mim as melhores zonas para pescar as douradas no estuário não são os fundões, mas sim as paredes e rampas e inclusivé os cabeços, zonas onde elas se vêm alimentar à medida que estes começam a ser tapados pela água.

Deves avaliar onde pescas, mas julgo que vais com alguem que conhece a zona, logo deves perguntar bem onde vão pescar. Se tiveres uma cana de resposta rápida aconselho e tenta sempre entender que as primeiras voltas do carreto são essenciais na captura do peixe, pois a característica dos fundos do tejo nesta zona, não permitem uma falha. Tens que levantá-la do fundo, depois já a podes trabalhar, mas se ela entoca, podes esquecer.

Em zonas de fundos até 5 metros eu uso 70 a 90 gramas a meu ver o que mais se adapta à zona. Se forem para as zonas de 6 a 14 metros deves aumentar, mas sempre o mínimo possível.
Se necessitarem de algum ponto avisa que eu dou sem problemas.
Abraço.
Thierry
Mensagens: 7
Registado: sexta fev 24, 2012 3:24 pm

Re: Dicas para pesca em Barco

Mensagem por Thierry »

Boas FILIPEPC,

Pelo que me disseram iria ser com o chumbo a correr pelo fio, o que dizem que é chamada pescar á chumbadinha.
Pode-se usar na mesma os 2 anzois ? e o tamanho dos anzois qual o aconselhado ?

Obrigado
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Dicas para pesca em Barco

Mensagem por FILIPEPC »

Poder pode, mas para mim não... prefiro um com a chumbada de correr.
Responder